Cegueira espiritual

05/12/2010


“E, passandoJesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. (...) Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador. Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo. (...) Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.” (João 9:1-3,24-25,35-41)

Na vida de muitas pessoas existem problemas, e nós ficamos buscando a causa desses problemas. Mas, algumas vezes, os problemas só estão lá para que se manifeste a glória de Deus. Aquele cego não conhecia Jesus, nem o motivo da sua cegueira, mas quando foi curado ele passou a conhecê-lo. Muitos hoje estão como esse homem, espiritualmente cegos, não conhecem Jesus de verdade. E, assim como aquele cego, só poderão adorar o Senhor quando o conhecerem verdadeiramente. Jesus primeiro curou a cegueira física, para depois curar a cegueira espiritual. Muitos têm conhecimento dos mandamentos, mas são cegos espiritualmente, não conseguem enxergar o seu próprio pecado, apenas os pecados dos outros. Nem tudo que parece ser de fato é. Você precisa conhecer Jesus de verdade para poder ver com clareza. Se você não reconhecer seu pecado, não pode haver perdão. Se não houver perdão, não haverá arrependimento, e assim também não existirá restauração. E sem esse processo você estará apenas vivendo uma vida de religiosidade.

“E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.” (Apocalipse 3:14-19)

Muita gente hoje está assim, pensa que não tem falta de nada, que já tem ou pode ter tudo o que quiser. Mas onde fica Deus nessa situação? Ele não divide a sua glória com ninguém, Ele não aceita ficar em segundo lugar, Deus tem que estar em primeiro lugar na sua vida. A igreja hoje é muito materialista, busca muito as coisas do mundo, e acaba trocando a espiritualidade pelo dinheiro e pelas coisas desse mundo. Os bens desse mundo estão sendo facilitados cada vez mais, e tudo isso faz com que as pessoas fiquem infelizes, ansiando por um celular novo, por um carro novo ou qualquer outra coisa que não seja a presença de Deus. A falta de espiritualidade traz cegueira espiritual.

“Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.” (Isaías 55:1-3)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido