As filhas de Zelofeade

28/11/2010


“E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José; e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza; E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o SENHOR no grupo de Coré; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos. Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. E Moisés levou a causa delas perante o SENHOR. E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas. E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha.” (Números 27:1-8)

Nesse tempo a mulher era muito inferiorizada na sociedade, ela não tinha direito a nada. Essas cinco mulheres foram muito ousadas e corajosas para chegar desse jeito a Moisés. Mas Moisés não se comportou de acordo com o esperado pra época, não as inferiorizou, e levou a causa delas a Deus. O Senhor aceitou a petição delas, e falou para Moisés fazer conforme elas falaram. Mas isso era um absurdo para o povo da época, e Moisés teve que se posicionar fortemente. Deus mudou a lei por causa dessas mulheres, mas o que será que elas tinham de tão especial? A bíblia não diz explicitamente, mas seus nomes contém a resposta.

Macla significa torcer, estar em angústia, trabalhar. Ela era a mais velha, e com certeza a maior responsabilidade estava sobre ela. Ela estava sofrendo, mas quando estamos fracos é aí que somos fortes. Noa significa movimento, agitar, balançar. Você precisa se movimentar, estar sempre buscando estar onde Deus está, e não pode deixar ninguém impedir o seu avanço na fé. Hogla significa perdiz, uma ave pequena muito procurada pra caça, mas que precisava ser amarrada pelos pés. A unção dela é de andar mesmo com os pés amarrados. Podem até te amarrar, mas você não pode parar de orar, porque a sua oração pode desatar qualquer laço. Hogla era a intercessora de sua família. Milca significa rainha, aquela que tem autoridade, influência, prestígio e crédito. Quando você ora e busca, Deus te dá autoridade. E isso significa ter domínio próprio, poder de escolha para fazer o que Deus quer, e não o que você quer. Tirza significa favorável. A sua unção era de aprovação, ela foi aprovada por Deus. As filhas de Zelofeade não receberam esses nomes a toa, cada uma representa uma parte da chave da sua vitória em Cristo.

Que Deus nos abençoe.

Missionária Sheila Fernandes