Ouça esta mensagem

 

Medidas de autodefesa

31/10/2010


“Disse, porém, Davi no seu coração: Ora, algum dia ainda perecerei pela mão de Saul; não há coisa melhor para mim do que escapar apressadamente para a terra dos filisteus, para que Saul perca a esperança de mim, e cesse de me buscar por todos os termos de Israel; e assim escaparei da sua mão. Então Davi se levantou, e passou, com os seiscentos homens que com ele estavam, a Aquis, filho de Maoque, rei de Gate. E Davi ficou com Aquis em Gate, ele e os seus homens, cada um com a sua casa; Davi com ambas as suas mulheres, Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita. E, sendo Saul avisado que Davi tinha fugido para Gate, não cuidou mais de buscá-lo. E disse Davi a Aquis: Se eu tenho achado graça em teus olhos, dá-me lugar numa das cidades da terra, para que ali habite; pois por que razão habitaria o teu servo contigo na cidade real? Então lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague (por isso Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje). E foi o número dos dias, que Davi habitou na terra dos filisteus, um ano e quatro meses. E subia Davi com os seus homens, e davam sobre os gesuritas, e os gersitas, e os amalequitas; porque antigamente foram estes os moradores da terra que se estende na direção de Sur, até à terra do Egito. E Davi feria aquela terra, e não dava vida nem a homem nem a mulher, e tomava ovelhas, e vacas, e jumentos, e camelos, e vestes; e voltava, e vinha a Aquis. E dizendo Aquis: Onde atacastes hoje? Davi dizia: Sobre o sul de Judá, e sobre o sul dos jerameelitas, e sobre o sul dos queneus. E Davi não deixava com vida nem a homem nem a mulher, para trazê-los a Gate, dizendo: Para que porventura não nos denunciem, dizendo: Assim Davi o fazia. E este era o seu costume por todos os dias que habitou na terra dos filisteus. E Aquis confiava em Davi, dizendo: Fez-se ele por certo aborrecível para com o seu povo em Israel; por isso me será por servo para sempre. (...) E ajuntaram os filisteus todos os seus exércitos em Afeque; e acamparam-se os israelitas junto à fonte que está em Jizreel. E os príncipes dos filisteus se foram para lá com centenas e com milhares; porém Davi e os seus homens iam com Aquis na retaguarda. Disseram então os príncipes dos filisteus: Que fazem aqui estes hebreus? E disse Aquis aos príncipes dos filisteus: Não é este Davi, o servo de Saul, rei de Israel, que esteve comigo há alguns dias ou anos? Coisa nenhuma achei nele desde o dia em que se revoltou, até ao dia de hoje. Porém os príncipes dos filisteus muito se indignaram contra ele; e disseram-lhe os príncipes dos filisteus: Faze voltar este homem, para que torne ao lugar em que tu o puseste, e não desça conosco à batalha, para que não se torne nosso adversário na batalha; pois, com que poderia este agradar a seu senhor? Porventura não seria com as cabeças destes homens?” (I Samuel 27:1-12;29:1-4)

Medidas de autodefesa muitas vezes podem nos levar à circunstâncias difíceis. Davi passou por momentos difíceis, com Saul o perseguindo em Israel. Para fugir de Saul, Davi pediu abrigo na terra dos filisteus, que eram inimigos mortais dos israelitas. Ele se estabeleceu em Ziclague e atacou vários povoados filisteus, dizendo para o príncipe filisteu que ele tinha guerreado contra Judá. Davi mentiu. Sua medida de autodefesa foi se unir aos inimigos e mentir para eles. Mas as circunstâncias mudaram, e Saul estava vindo lutar contra os filisteus, e contra Davi. Mas Deus, em sua misericórdia, fez com que os filisteus afastassem Davi da batalha. A autodefesa de Davi o levou à circunstâncias difíceis, porque, se Deus não tivesse intervido, Davi teria guerreado contra o ungido do Senhor e contra seu melhor amigo. Davi tomou essa medida de autodefesa sozinho, ele não consultou Deus, e acabou se colocando em uma situação muito difícil. Assim é conosco, quando não buscamos a direção de Deus e tomamos nossas próprias decisões, podemos acabar em situações difíceis, lutando contra os nossos próprios irmãos e amigos. Não tome decisões em momentos de pressão, busque primeiro o conselho do Senhor. Muitas vezes as nossas decisões nos colocam em situações difíceis. Davi estava vivendo uma vida de mentiras.

O profeta Elias também passou por esse problema. Ele tinha tido uma grande vitória contra os 400 profetas de Baal e fugiu, porque ele acreditou em uma mentira, de que ele era o único servo de Deus que havia sobrado. Ele entrou em uma caverna por acreditar em mentiras, uma decisão espontânea, sem consultar a Deus. Elias se colocou em uma circunstância difícil, que decretou o fim de seu ministério. Nós aprendemos a técnica da autodefesa quando paramos de buscar ao Senhor.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Marcelo Henrique