Ouça esta mensagem

 

Aflições

03/10/2010


“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

Jesus diz que o mundo tem o papel de trazer aflições para a vida do cristão. Deus não quer que você viva uma vida mundana, para que você não fique insípido. Jesus não aceitou esse sistema, não aceitou o mundanismo. Ele não se conformava, pois não tinha compromisso com esse mundo. Não podemos nos conformar nem nos moldar a esse mundo, é por isso que vem as aflições. Se Deus tem te dado saúde, paz e descanso, peça para que Deus te use nas guerras dEle. A aflição é uma indicação de que você tem que tomar uma atitude em Deus.

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.” (Hebreus 12:1-10)

O descanso do cristão é no Santo dos Santos, na presença de Deus, e não nos entretenimentos e nas vaidades do mundo. Estamos em um tempo de aflição, e isso só tende a aumentar. Por isso, temos que seguir o conselho de Paulo a Timóteo, e suportar as aflições como bons soldados de Cristo. Você ainda precisa combater mais, existem pecados na sua vida que ainda precisam ser eliminados. Sofrer aflição hoje é não se deixar contaminar por este mundo. É amar mais o reino de Deus do que as coisas do mundo, pois o mundo é temporário, mas o reino de Deus é eterno. A correção de Deus é para a nossa santidade.

“Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam. Em seis angústias te livrará; e na sétima o mal não te tocará. Na fome te livrará da morte; e na guerra, da violência da espada. Do açoite da língua estarás encoberto; e não temerás a assolação, quando vier. Da assolação e da fome te rirás, e os animais da terra não temerás.” (Jó 5:17-22)

As aflições têm o propósito de trazer o verdadeiro arrependimento. As pessoas hoje querem mais o mundo do que a Deus, buscam no mundo a solução dos seus problemas, quando deveriam buscar em Deus.

“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus. E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes? Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.” (Atos 9:15-22)

Deus quer fazer mudanças imediatas na sua vida, algumas escamas precisam cair dos seus olhos. Muitas pessoas não ganham almas para Cristo hoje porque não querem perseguição, não querem ser afligidos. Um dos propósitos do diabo é colocar escamas nos olhos dos cristãos, para impedir-nos de ter a visão de Deus, de enxergar o Seu propósito. A quem você está sendo enviado? Pra quem você está provando que Jesus Cristo é o filho de Deus? O mundo não pode te fazer feliz, só Deus pode, mas isso trará aflição e sofrimento.

“Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” (Apocalipse 2:2-4)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido