Ouça esta mensagem

 

Vá para a Galiléia

05/09/2010


“E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.” (Marcos 16:1-7)

Aquelas três mulheres estavam tristes pela morte de Jesus, e queriam realizar um ritual no sepulcro. Mas, ao invés disso, elas encontraram um anjo que disse que Ele tinha ressuscitado. A nossa igreja hoje também é assim: procuramos o Senhor, mas não o encontramos.  Nosso evangelho tem estado morno, sem o cheiro e sem o perfume do Senhor. O evangelho é baseado na ressurreição de Jesus Cristo, mas essa ressurreição tem estado longe de nós. Assim como aquelas mulheres, estamos procurando por Jesus no domingo, mas não o estamos achando. O grande problema é que nós não temos percebido que não temos encontrado Jesus em Sua plenitude. O anjo avisou que Jesus não estava preso, mas que iria a frente delas para a Galiléia. Não pense que Deus está limitado a quatro paredes, pois Ele quer andar com você, Ele quer que você vá e leve-O para o mundo, para as pessoas necessitadas. A igreja tem se fechado em quatro paredes, mas o verdadeiro poder, os milagres e as maravilhas de Deus só se manifestarão no mundo. É por isso que o evangelho de hoje tem estado sem cheiro. A igreja precisa sair e ir para a Galiléia.

“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.” (Atos 3:1-10)

O seu chamado não é ser um grande pastor ou ministro de louvor, não é ser uma estrela gospel, o seu chamado é ir atrás de Jesus na Galiléia, onde ocorrem os verdadeiros milagres. Os gentios dos nossos dias não precisam da sua esmola, eles precisam dos seus olhos, do seu amor e do seu chamado. Se somos realmente o sal da terra, precisamos salgar. Existe algo dentro de você que, lá na Galiléia, poderá transformar o mundo.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Fernando Erthal