Ouça esta mensagem

 

Sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo

11/07/2010


“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:6-7)

Como podemos discernir o momento da batalha espiritual? Esse texto fala muito sobre nos submeter a Deus, e existem situações que você passa que você precisa discernir se está sendo causada por Deus ou pelo diabo. Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes, então uma boa forma de discernir é analisar  se você está sendo soberbo ou humilde.

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.” (Efésios 6:10-18)

O diabo é mais astuto do que nós, portanto precisamos estar sempre muito atentos a todas as situações. Mas nós não temos que lutar na carne, Jesus disse a Pedro que quem ferir com a espada, com ela será ferido. Jesus não resistiu, mas foi humilde. Precisamos sim resistir ao diabo, pois ele é o nosso inimigo, mas não podemos guerrear na carne. Paulo aconselha a ficarmos firmes depois de ter feito tudo, não ficar abatido, e vestirmos toda a armadura do Espírito para podermos resistir aos dias maus.

“Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.” (II Coríntios 10:3-6)

A fortaleza que devemos derrubar é a da nossa mente, é a altivez e a soberba. A nossa arma não é carnal, mas é poderosa para libertar nossa mente e levar todo pensamento soberbo cativo a Deus.

“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados. E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade, E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos. E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.” (Atos 16:16-24)

Paulo deu ordem ao espírito, e não a mulher, pois ele sabia que a sua luta não era contra carne e sangue. Ele foi punido por causa disso, mas a perseguição não o impediu de continuar fazendo a obra de Deus. Muitos quando são resistidos se endurecem e passam a considerar a perseguição como carnal. Então, essas pessoas saem do caminho de Deus, e passam a resistir na carne. Você precisa discernir a resistência do diabo, e resistir a ele, mantendo-se fiel a Deus. Destrua as fortalezas de mágoa e ressentimento do diabo na sua mente, resista toda soberba e altivez. Seja livre para entrar na promessa de Deus para a sua vida, não pare até você sentir que Deus está te dando vitória.

“E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” (Lucas 10:18-20)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido