Ouça esta mensagem

 

Incredulidade

06/06/2010


“Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (João 20:24-31)

Muitas pessoas hoje têm confundido fé com sentimento. Tomé queria ver e sentir para poder crer, mas Jesus queria que ele cresse mesmo que não estivesse vendo nem sentindo nada. Quantas vezes questionamos Jesus sobre as situações que vivemos no dia-a-dia? Quantas vezes não confiamos que Deus agirá e mudará nossa situação? Muitas vezes, essas atitudes ocorrem por causa de frustrações. A frustração traz desânimo e insegurança, e rouba a nossa fé. Renove a sua fé, coloque sua expectativa na palavra de Deus, e não nas situações.

“E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda. E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? E disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.” (Gênesis 18:9-14)

O cumprimento da promessa pode demorar, pois o tempo de Deus não é o nosso tempo, mas você não pode deixar que isso traga frustrações nem dúvidas pra sua vida. Não permita que sua fé seja abalada pelas situações.

“E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo. E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando. E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância. E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar? E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.” (Marcos 9:19-29)

Muitas vezes estamos passando por lutas e dificuldades e achamos que isso é a vontade de Deus, mas nem sempre é. O diabo se aproveita disso para minar a nossa fé, mas não podemos desistir, precisamos identificar essas situações e colocá-las diante de Deus. Jesus estava advertindo seus discípulos que eles precisavam ter uma vida de oração e jejum, para poderem identificar as situações e terem fé, pois eles não podiam mais ser incrédulos. Nós também não podemos continuar sendo incrédulos, precisamos nos consagrar mais a Deus, e ter uma vida de oração e jejum.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” (Hebreus 11:1-5)

O objetivo da fé é alcançar um bom testemunho e agradar a Deus. Não tenha uma fé superficial, de ficar reinvindicando trechos isolados da Bíblia, mas tenha uma fé fundamentada em experiências espirituais. A fé do tipo de Deus é aquela que vem dEle para você, e não aquela que você faz com a sua própria força.

“Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.” (Marcos 16:14)

A incredulidade anda de braços dados com a dureza de coração. Confie mais na palavra de Deus do que nos seus sentimentos.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido