Ouça esta mensagem

 

Amar como Jesus amou

23/05/2010


“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (João 15:12)

“Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal.” (I Coríntios 13:5)

“E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? (...) Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. (...) E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.” (Mateus 24:3,10,12)

É principalmente dentro de casa que se vive ou não o amor. A indiferença começa no casamento e vai se espalhando para os filhos. Se você se considera parte de uma família você será confrontado por este sentimento. Será necessário se esforçar para amar e para não se esfriar. Muitas pessoas já estão voltando a praticar o que faziam antes de se converter, ainda se dizendo crentes. Se você está ouvindo a pregação da palavra de Deus e não está experimentando uma transformação de vida, questione-se para ver se você está sendo indiferente. O segredo para combater a indiferença é olhar fixamente para Jesus, e tirar os olhos do homem.

“Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.” (Lucas 15:30-32)

O filho mais velho tirou o seu foco de Deus e colocou o foco no irmão, esquecendo-se do amor e olhando apenas para o homem.

“Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.” (Mateus 10:34-38)

Deus disse que tudo que está oculto virá à luz, portanto, se Deus não tratar o seu coração, as suas ininquidades e os seus pecados se manifestarão. Tomar a sua cruz é obedecer Jesus, e amar como Ele amou.

“Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. (..) Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” (I João 4:10-11,20-21)

“Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. (...) Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. (...) Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (I João 2:4-5,9-10,15-17)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido