Dificuldades e Tribulações

16/05/2010


“Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador.” (Salmos 104:4)

Depois da morte de Jesus, os discípulos foram obrigados a fugir, e, ao fazer isso, eles levaram a palavra de Deus a todo o mundo. Ou seja, eles tomaram uma atitude, eles agiram, e Deus pôde trabalhar na vida deles. Mas, na verdade, foi Deus quem enviou um vento para dispersa-los, para forçá-los a tomar essa atitude.

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (...) O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (João 3:3,8)

“E, achando ali o centurião um navio de Alexandria, que navegava para a Itália, nos fez embarcar nele. E, como por muitos dias navegássemos vagarosamente, havendo chegado apenas defronte de Cnido, não nos permitindo o vento ir mais adiante, navegamos abaixo de Creta, junto de Salmone. E, costeando-a dificilmente, chegamos a um lugar chamado Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laséia. E, passado muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois, também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava, Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas. Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre, do que no que dizia Paulo.” (Atos 27:6-11)

Paulo sabia que ele devia ir a Roma, mas também sabia que haveriam muitas dificuldades no caminho. Ele não deixou pra depois, mas resolveu enfrentar as dificuldades e fez a viagem pra Roma. Na nossa vida, precisamos ser constantes e determinados como Paulo, não podemos deixar pra depois o que temos que fazer hoje, nem parar o que começamos por causa das dificuldades. Por outro lado, o piloto do navio poderia ter dado ouvidos às recomendações de Paulo. Era certo eles irem para Roma, mas eles poderiam ter evitado muitas tribulações se tivessem dado ouvidos à voz de Deus.
“Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.” (Filipenses 3:7-11)

Existem situações na nossa vida que só conseguimos superar quando nos conformamos. É Deus quem tem o controle da sua vida, supere as perdas, os sofrimentos e as dores. O objetivo de Paulo era chegar a estatura de varão perfeito e alcançar a ressurreição dos mortos. Para isso, ele teve que amadurecer e se conformar com as situações que Deus o levava a passar. O chamado de Deus é renúncia, a vida do verdadeiro cristão é feita de entregas, precisamos nos conformar com isso. Se você não quiser renunciar a si mesmo, Ele não fará a obra que precisa fazer na sua vida. Assim como o homem que acreditou mais no piloto do que em Paulo, hoje muitas pessoas confiam mais no homem do que na palavra de Deus.

“E, soprando o sul brandamente, lhes pareceu terem já o que desejavam e, fazendo-se de vela, foram de muito perto costeando Creta. Mas não muito depois deu nela um pé de vento, chamado Euro-aquilão. E, sendo o navio arrebatado, e não podendo navegar contra o vento, dando de mão a tudo, nos deixamos ir à toa. E, correndo abaixo de uma pequena ilha chamada Clauda, apenas pudemos ganhar o batel. E, levado este para cima, usaram de todos os meios, cingindo o navio; e, temendo darem à costa na Sirte, amainadas as velas, assim foram à toa. E, andando nós agitados por uma veemente tempestade, no dia seguinte aliviaram o navio. E ao terceiro dia nós mesmos, com as nossas próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio. E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos. E, havendo já muito que não se comia, então Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Fora, na verdade, razoável, ó senhores, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incômodo e esta perda. Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.” (Atos 27:13-22)

Se Paulo não estivesse dentro daquele barco, todos teriam morrido. Se Jesus não estiver na sua vida, você morrerá. Não é possível superar todas as dificuldades na sua própria força. Toda vez que você não ouve a voz de Deus, você passa por avarias e perdas. Abra mão da sua vontade pra fazer a vontade de Deus.

“E, temendo ir dar em alguns rochedos, lançaram da popa quatro âncoras, desejando que viesse o dia. (...) E, levantando as âncoras, deixaram-no ir ao mar, largando também as amarras do leme; e, alçando a vela maior ao vento, dirigiram-se para a praia. (...) Quanto aos demais, que se salvassem, uns, em tábuas, e outros, em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra.” (Atos 27:29,40,44)

Quais são as âncoras que você tem lançado? Medo, insegurança, incredulidade, dúvida e ansiedade? Levante as âncoras e busque a confiança em Deus. Obedeça a voz do Espírito Santo para que você chegue a praia em segurança.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido