Ampliando a visão

18/04/2010


“Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida. Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada. (...) Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” (Habacuque 1:2-5,13)

Habacuque viveu em um tempo muito parecido com o que vivemos hoje. Mas, com a sensibilidade de profeta, ele percebeu uma coisa que muitos de nós não percebemos. Porém, primeiro ele fez um desabafo. Se olharmos os jornais hoje, a maioria das coisas que vemos é violência, opressão e outras coisas semelhantes. Será que Deus está fechando os olhos para tudo isso? Por que Deus não está fazendo nada? A verdade é que nós é que estamos cegos, porque queremos que Deus faça alguma coisa agora, imediatamente, mas esse não é o tempo de Deus, é o tempo do homem. O tempo de Deus é diferente, Ele olha pro futuro, para as consequências das coisas, e tudo irá se cumprir no tempo certo. A visão de Habacuque não era carnal, ele conseguiu entender o tempo de Deus, e O louvou por isso. Ele tinha uma alma reta, sua visão era ampla. Muitos de nós não temos a alma reta, não sabemos esperar o tempo de Deus, queremos que tudo se cumpra no nosso tempo, e não conseguimos entender o tempo de Deus. Queremos ver resultados, mas os resultados não cabem a nós, e sim a Deus.

“Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios; E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o SENHOR. Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão. Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Entra, e fala a Faraó rei do Egito, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra. Moisés, porém, falou perante o SENHOR, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, Faraó me ouvirá? Também eu sou incircunciso de lábios.” (Êxodo 3:6-12)

Moisés teve que esperar o tempo de Deus, assim como todos os escolhidos também têm que esperar. Quando Deus te dá uma promessa, você tem que esperar o tempo certo, não adianta querer que ela se cumpra na mesma hora.

“Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos. (...) Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao SENHOR por causa dos midianitas, Enviou o SENHOR um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão; E vos livrei da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós, e a vós dei a sua terra. E vos disse: Eu sou o SENHOR vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz.” (Juízes 6:1,6-10)

Gideão tinha um posicionamento diferente, ele quis saber por que Deus tinha permitido a desgraça do povo de Israel, se Ele tinha dito que era com eles. Gideão não entendia que toda aquela situação era consequência do posicionamento dos pais dele. O povo tinha se rebelado contra Deus, e estava colhendo o que tinha plantado. Gideão teve que esperar sete anos até que a palavra de Deus se cumprisse, e mesmo assim ainda teve que fazer provas para saber se realmente era Deus quem havia falado. Ele não tinha paz, porque não confiava em Deus. Se você só vê violência e opressão, você precisa da paz de Deus, precisa construir um altar de paz (Jeová Shalom), assim como fez Gideão.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido