Ouça esta mensagem

 

Edificando na Rocha

11/04/2010


“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (Mateus 7:24-27)

As pessoas hoje têm feito todo tipo de coisas sem fundamento, o imediatismo atual faz com que muitos quebrem princípios para buscar um fim desejado, sem se importar com os meios, com os fundamentos de Deus e da Sua palavra. A chuva vai bater em todas as casas, ninguém estará a salvo, e só resistirão os que tiverem firmes seus fundamentos.

“Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou o rosto para a parede, e orou ao SENHOR, dizendo: Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR dizendo: Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR.” (II Reis 20:1-5)

A casa de Ezequias estava em desordem, nos quinze anos que Deus acrescentou a ele, Ezequias viu muita desgraça. Deus queria trazer juízo sobre a família dele, e queria poupá-lo de ver isso, porque a sua casa estava em desordem, apesar dele ser justo. Estamos vivendo num tempo de juízo sobre as nossas casas, elas tem que estar em ordem, de acordo com os princípios de Deus, para sobreviver ao julgamento. Deus curou Ezequias, mas a casa dele não foi poupada.

“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmos 127:1)

Em todas as áreas da sua vida, você precisa convidar Jesus para entrar. Não adianta edificar uma casa se Deus não estiver nela. Precisamos fazer a nossa parte, mas o mais importante é a bênção de Deus.

“Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.” (Ageu 1:2-9)

A casa do Senhor hoje somos nós. Deus quer que julguemos nossos próprios caminhos, para que saibamos se estamos vivendo de acordo com a vontade de Deus, se estamos priorizando as coisas que realmente importam.

“E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim.” (Marcos 3:24-26)

Quando os filhos vêem a falta de unidade dos pais, os filhos julgam os pais, e quando fazem isso, quebram princípios e geram maldições. Portanto, precisa haver amor e unidade dentro de casa, para que esta casa seja edificada na Rocha.

“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.” (I Timóteo 3:1-12)

Deus quer nos ensinar a governarmos bem a nossa própria casa. O segredo para que uma casa não caia é chamar Deus para estar nela.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido