Ouça esta mensagem

 

Deus trabalha no seu silêncio

28/03/2010


“Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus. Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei. Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos. Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor, DEUS dos Exércitos; não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel. Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão cobriu o meu rosto. Tenho-me tornado um estranho para com meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe. Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim. Quando chorei, e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas. Pus por vestido um saco, e me fiz um provérbio para eles. Aqueles que se assentam à porta falam contra mim; e fui o cântico dos bebedores de bebida forte. Eu, porém, faço a minha oração a ti, SENHOR, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação.” (Salmos 69:3-13)

Muitos cristãos hoje tem clamado a Deus por socorro, assim como Davi fez. Com certeza todos nós já falamos pra Deus em algum momento que não estávamos mais aguentando alguma situação. Mas Jesus não está surdo diante das suas petições, talvez nós é que estejamos cegos para o que Ele está fazendo. Acredite, Deus está cuidando de você, mesmo que não pareça, pois Deus trabalha em meio ao seu silêncio. Mesmo que tudo diga o contrário, Deus está trabalhando.

“E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?” (Marcos 10:35-38)

Tiago e João eram discípulos de Jesus, andavam com ele e sabiam o que fazia, mas não conseguiam enxergar nada a sua frente. Eles estavam espiritualmente cegos. Enquanto o mundo precisava de salvação, estes homens estavam preocupados com suas posições no céu. Assim como os discípulos, também nós somos cegos para o que realmente importa.

“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.” (Marcos 10:46-49)

Logo após o pedido de Tiago e João, a Bíblia relata que Jesus parou o seu caminho para Jerusalém para ajudar aquele cego. Jesus deixou de lado toda a honra e a festividade por causa de um mendigo. Ele estava mostrando para Tiago e João o que realmente importava: as vidas que necessitavam de Jesus. Deus não está surdo aos seus clamores, mas Ele trabalha no seu silêncio. Talvez você não saiba muitas respostas, mas Ele sempre para pra te ouvir, e trabalha no seu silêncio. Será que, como Tiago e João, não estamos cegos? Sabemos valorizar o que verdadeiramente importa?

Que Deus nos abençoe.

Pr. Fernando Erthal