Ouça esta mensagem

 

Quebra de Alianças

21/02/2010


“E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? (...) Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.“ (Mateus 24:3,10-13)

A fidelidade deve ser constante em dizer "não" ao mal. Quando Adão pecou, a maldição foi lançada sobre o homem. E qual deve ser a posição da igreja quanto a isso? Não devemos apenas quebrar a maldição, devemos ter uma atitude de amor e de fidelidade a Deus.

“Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa benignidade é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa. Por isso os abati pelos profetas; pelas palavras da minha boca os matei; e os teus juízos sairão como a luz, Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.” (Oséias 6:4-7)

“E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.” (Gênesis 3:10)

Adão era um homem de muita fé, mas quando comeu o fruto proibido começou a questionar tudo, passou a dar mais valor à razão do que à fé. Quando Adão quebrou a aliança ele quebrou o seu vínculo com Deus. Ele destruiu a sinceridade, a cumplicidade, o respeito e a confiança. Temos que buscar a restauração dessas coisas que foram quebradas em Adão. Devemos construir relacionamentos com Deus e com nossos irmãos baseados em sinceridade, cumplicidade, respeito e confiança. O diabo busca a todo custo destruir os relacionamentos, destruindo essas coisas e inserindo a falsidade no lugar. Pessoas que não possuem confiança passam a ser controladoras. Se você é muito controlador, procure restaurar a confiança nos seus relacionamentos. Se o seu relacionamento com as outras pessoas for ruim, o seu relacionamento com Deus também será ruim.

“Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem, para que não venhas a ouvir o teu servo amaldiçoar-te. Porque o teu coração também já confessou que muitas vezes tu amaldiçoaste a outros.” (Eclesiastes 7:20-22)

Quando você peca, você está quebrando uma aliança. E quando quebramos alianças precisamos de cura interior.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” (II Coríntios 5:17-19)

Jesus não veio para nos acusar dos nossos pecados, mas para perdoá-los.

“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” (Efésios 2:14-18)

Somos chamados para destruir as barreiras de separação e inimizade. Somos chamados para o ministério da reconciliação.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido