"Levou cativo o cativeiro" - Os Caminhos do Coração

16/02/2010


“Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim: Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.” (Jõao 21:1-3)

“Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei; Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor.” (Isaías 54:7-8)

Os homens da bíblia, assim como nós, passaram por dificuldades. Mas nesses momentos não podemos voltar a pescar, como fez Pedro. Nos últimos tempos Deus vai permitir que você ande nos caminhos do seu próprio coração, se assim você escolher. Por isso o amor de quase todos se esfriará. Assim, os homens não confiarão mais em Deus, mas apenas em si mesmos. E, como diz a bíblia, maldito o homem que confia no homem.

“Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa benignidade é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa. Por isso os abati pelos profetas; pelas palavras da minha boca os matei; e os teus juízos sairão como a luz, Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim. Gileade é a cidade dos que praticam iniqüidade, manchada de sangue.” (Oséias 6:1-8)

Não podemos nos encher de Deus nos domingos e passar a semana toda sem buscar a Deus, pois assim não estaremos nem quentes nem frios, mas apenas mornos. E a bíblia diz que Deus rejeita os mornos. Pedro tinha largado tudo quando Jesus o chamou, e ao voltar a pescar quebrou uma aliança. O esfriamento é uma coisa real nos nossos dias, e temos que tomar muito cuidado para não ficarmos nos aquecendo e esfriando, para não ficarmos mornos.

“Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam. E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o SENHOR. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar. E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.” (João 21:3-18)

Quando fugimos da presença de Deus, nos esfriando ou ficando mornos, ficamos nus aos olhos dEle, assim como Pedro. Assim, quando Deus nos visita nós fugimos do barco, mudando de igreja ou nos afastando da nossa.

“Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (II Timóteo 2:10-13)

Apesar de tudo, no final Jesus restaurou a vida de Pedro, pois Ele permanece fiel, mesmo quando somos infiéis, pois não pode negar a si mesmo. Você está pronto para ser restaurado?

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido