"Levou cativo o cativeiro" - A Missão

15/02/2010


“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.” (Hebreus 12:1-3)

A palavra carreira, em seu sentido original, significa pista de corrida. E esta corrida é a longo prazo, não é rápida, e devemos estar em forma para completá-la. Deus tem algo predestinado para nós, Ele é em Deus de planejamento. Antes da fundação do mundo, Deus pensou em você e criou um propósito para a sua vida. Deus tem uma carreira a longo prazo, já planejada, para você.

“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (II Timóteo 4:8)

Paulo sabia que a sua missão já estava planejada, e ele soube quando essa missão estava concluída. Deus não chamou ninguém para ser inútil. Você pode até não saber, mas Deus tem um plano para a sua vida. Deus tem uma missão, uma tarefa, para você realizar.

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:26-28)

Deus deu a Adão uma missão, a de cuidar do jardim de Deus. O diabo também sabe da missão que Deus Te deu e planeja sabotá-la.

“E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles. E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José; O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós. Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra. E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés. Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel. E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza; Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.” (Êxodo 1:7-14)

Deus tinha uma tarefa para aquele povo de Israel. Então, o diabo fez o povo parar de trabalhar para Deus e o fez trabalhar para ele. Você está trabalhando para Deus ou para o diabo? O diabo quer te levar a um sistema onde você tenha que viver debaixo de amargura, de modo que não cumpra o propósito de Deus. Jesus te tirou das trevas e o levou para o reino do filho do seu amor.
“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” (Atos 20:24)

A carreira que Deus tem pra você vai te dar propósito e alegria. Mas, para isso, você tem que se libertar das artimanhas do diabo.

“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.” (Efésios 4:8)

Não há sentido em receber dons se você não for usá-los na obra de Deus, na realização da missão que Ele te confiou. Qual é a tarefa que Deus tem pra você? A tarefa que Deus tem pra você visa glorificar a Deus, e vai sempre incluir outro, para ser bênção na vida de outra pessoa. É essa tarefa também que dará propósito para sua vida. Quando Deus tem um chamado pra você não faltam dons nem recursos. Assim foi com Neemias, por exemplo.

“Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco? E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi. (...) Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.” (Neemias 6:1-4,9)

Neemias sabia que estava em uma missão muito importante, porque era a tarefa que Deus tinha dado a ele. Você também tem uma tarefa importantíssima para você realizar. Mas não dê ouvidos à voz dos inimigos, pois senão você irá fraquejar.

“A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.” (Jeremias 18:1-4)

“Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” (II Coríntios 4:6-7)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Israel