"Levou cativo o cativeiro" - A Culpa

14/02/2010


“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.” (Efésios 4:8)

Nossa participação no processo de mudança deve ser ativa, e não passiva. Você deve escolher estancar a maldição na sua vida e na dos seus filhos.

“E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.” (Gênesis 12:11-13)

“Assim habitou Isaque em Gerar. E perguntando-lhe os homens daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) não me matem os homens daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista.” (Gênesis 26:6-7)

Abrãao mentiu, dizendo que Sara era sua mulher, e essa mentira se perpetuou para o seu filho Isaque, que fez o mesmo em relação à Rebeca. Não adianta você quebrar uma maldição se depois disso você voltar ao mesmo pecado. José quebrou esse ciclo de maldição ao falar a verdade e perdoar seus irmãos.

Outros cativeiros que precisam ser quebrados para que não se perpetuem são a culpa, a mágoa, o rancor e a ira. Esses sentimentos te prendem a pessoa ou a situação que os geraram.

Existe a culpa correta, que te leva a se arrepender, e a culpa ruim, que é o remorso. Ele é prejudicial porque não te leva ao arrependimento, mas muitas vezes a repetição do mesmo pecado. Essa culpa de remorso te leva a autodepreciação e a desvirtuação do caminho que Deus traçou para você. É importante superar essa culpa, para que você possa voltar ao caminho correto e cumprir o seu chamado. Intensifique a sua intimidade com o Pai, para que você possa alcançar a libertação dessa culpa.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” (Hebreus 4:12-16)

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14)

Paulo tinha muita culpa que poderia ter carregado, mas ele preferiu esquecer as culpas do passado e olhar pra frente, para aquilo que Deus queria que ele fosse. Assim devemos fazer também nós. Entenda que foi perdoado e caminhe para uma vida de fé e experiências com Deus.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (Mateus 7:24-27)

A maldição vem por causa da quebra de princípios, ela é fruto das nossas escolhas. Seja livre da culpa, da teimosia e dos pecados, para estancar a maldição na sua vida e na da sua descendência.

Que Deus nos abençoe.

Pra. Gislaine Flórido