"Levou cativo o cativeiro" - O Cativeiro

13/02/2010


“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.” (Efésios 4:8)

Cativeiro é uma prática pecaminosa que nos prende, mas que muitas vezes já fomos libertos, porém eles estão sempre voltando para nos tentar. Mas essa passagem diz que Jesus levou o nosso cativeiro. Por isso, temos que repreender e rejeitar esse cativeiro, pois ele não tem mais poder sobre a sua vida. E agora, livres do cativeiro do pecado, somos prisioneiros de Deus, pois não fazemos mais o que queremos, mas fazemos a vontade de Deus, aquele que nos libertou.

“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados.” (Efésios 4:1)

Paulo afirma que é prisioneiro do Senhor. Normalmente, nós associamos a palavra prisioneiro como uma coisa ruim, mas na verdade ser prisioneiro do Senhor é bom, pois estamos livres do pecado, e fomos nós quem escolhemos nos submeter a Deus. As pessoas do mundo dizem ser livres, mas na verdade eles também são prisioneiros, só que são prisioneiros das paixões carnais, prisioneiros dos seus próprios desejos pecaminosos. Como prisioneiros de Deus, não podemos ir para onde queremos, mas Deus nos leva a uma vida de amor, vitórias e conquistas. Você tem uma vocação, um compromisso e uma cumplicidade com Deus, você precisa cumprir o seu chamado. Onde estiver, você precisa resplandecer a glória de Jesus.

“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.” (Efésios 4:8)

Somos prisioneiros do Senhor, mas não temos todos o mesmo chamado, Deus separa cada um para uma obra especifica, e devemos cumprir o nosso chamado, e não querer cumprir um chamado que não é o nosso. Você tem um jugo, porém esse jugo é leve e suave. Quando aceitou a Cristo, você deixou de ser prisioneiro do pecado, do diabo e do mundo, e passou a ser prisioneiro do Senhor, portanto deixe para trás as coisas do passado, e volte-se para o seu chamado.

“E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.” (Atos 9:1-9)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Marcelo Henrique