Fuga

15/11/2009


“E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.” (Gênesis 3:9-10)

Às vezes Deus quer saber onde estamos não fisicamente, mas mentalmente. Ele quer saber onde estão os nossos pensamentos e as nossas vontades. Como as pessoas fogem de Deus hoje? Excesso de trabalho, a busca por realizações pessoais, excesso de atividades e outras coisas nos levam a fugir de Deus. Adão transferiu a culpa para a mulher, e essa transferência de culpa também é uma forma de fugir de Deus. O Senhor poderia ter perdoado Adão se ele tivesse se arrependido, mas ele preferiu continuar fugindo.

“Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.” (Êxodo 2:15)

Moisés fugiu de Faraó. Toda vez que a gente foge, seja de Deus ou do diabo, acabamos no deserto. E lá no deserto Deus manda Moisés voltar para o lugar de onde ele tinha fugido.

“O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” (I Reis 19:3-4)

Elias, o homem de Deus que clamou para que viesse fogo do céu e foi atendido, por causa de uma palavra maldita fugiu e pediu para si a morte. Ao fugir, ele entrou em depressão. A pessoa que está dentro do propósito de Deus não precisa ter medo. Ao invés de ter medo e fugir, confie em Deus. Não fuja do diabo, resista a ele. Mas da tentação e do pecado não se pode resistir, destes temos que fugir.

“Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. (...) Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do SENHOR, porque ele lho tinha declarado. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.” (Jonas 1:2-3,8-10,2:9)

Jonas também fugiu do propósito de Deus. Temos que fazer a vontade de Deus primeiro, para só então poder alcançar a promessa.

“Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o SENHOR. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar. E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes. Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes. Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.” (João 21:7-11)

Muitos fogem de Deus por vergonha, assim como Pedro.

“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.” (Salmos 139:7-12)

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:35-39)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido