Não abra mão dos valores de Deus

04/10/2009


“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. (...) E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” (Gênesis 32:24-29, 25:27-34)

A igreja irá enfrentar uma grande apostasia nesses tempos. Jacó e Esaú fizeram suas escolhas de vida. Esaú desprezou a bênção da primogenitura, que traz consequências maravilhosas para aquele que acredita na Palavra de Deus. Com essa atitude, Esaú estava dizendo que ele amava mais a si mesmo do que a Deus. Depois disso, Esaú não foi abençoado por seu pai e passou a ter um sentimento de perda, que muitos cristãos hoje também têm. Por isso, não abra mão dos valores de Deus nem dos princípios que Ele estabeleceu. Não troque bênçãos eternas por bênçãos temporárias, mundanas.

“Disse mais Jacó: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, o SENHOR, que me disseste: Torna-te à tua terra, e a tua parentela, e far-te-ei bem; Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos. Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos. E tu o disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar. E passou ali aquela noite; e tomou do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú.” (Gênesis 32:9-13)

Jacó fez um acordo com Esaú, mas não foi uma troca justa, ele usurpou o direito do seu irmão. Por isso Deus o levou para a casa de Labão, para tratar o seu caráter. Depois disso, ele precisou voltar e resolver o problema com Esaú. Ele precisava pedir perdão pelo seu erro. Deus tem um lugar para te abençoar, mas você precisa tratar o seu caráter e valorizar o que Deus tem feito em você, e não apenas aquilo que Ele te dá. Deus está esperando a sua vida mudar, para só então poder te abençoar.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido