Ouça esta mensagem

 

Quem levará a arca?

29/08/2009


“Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente; não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou. O Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.” (I Samuel 13:13-14)

Samuel ungiu Saul porque o povo queria um rei. Eles viam que todas as nações tinham um rei e cobiçaram isso, quiseram ser como os outros, rejeitando o governo de Deus. Nesta época a arca de Deus não estava com eles. Saul foi um homem levantado quando a arca de Deus não era prioridade para o povo. Dentro da arca estavam os mandamentos do Senhor, e Jeremias disse que Deus iria escrever os Seus mandamentos nos corações de todos os que cressem. Antes de Samuel chegar até Davi, ele nunca imaginou que um dia seria rei de Israel. Ele não sabia, mas Deus tinha um chamado especial para ele. Qual é o chamado de Deus pra você? O principal mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas, de todo o coração, de todo o entendimento e com todas as forças. Saul não tinha isso, pois a arca não estava com ele, mas Davi teve, pois ele foi buscar a arca na casa de Obede-Edom.

“Depois levantou-se Davi, e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins. Puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. Foram, pois, levando-o da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro, com a arca de Deus; e Aiô ia adiante da arca. E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos. Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá estendeu a mão à arca de Deus, e pegou nela, porque os bois tropeçaram. Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali; e Uzá morreu ali junto à arca de Deus. E Davi se contristou, porque o Senhor abrira rotura em Uzá; e passou-se a chamar àquele lugar, Pérez-Uzá, até o dia de hoje. Davi, pois, teve medo do Senhor naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do Senhor? E não quis levar a arca do Senhor para a cidade de Davi; mas fê-la entrar na casa de Obede-Edom, o gitita. E ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obede-Edom, o gitita, e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa. Então informaram a Davi, dizendo: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto é dele, por causa da arca de Deus. Foi, pois, Davi, e com alegria fez subir a arca de Deus, da casa de Obede-Edom para a cidade de Davi. Quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, ele sacrificou um boi e um animal cevado. E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho. Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas. Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coração. Introduziram, pois, a arca do Senhor, e a puseram no seu lugar, no meio da tenda que Davi lhe armara; e Davi ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor. Quando Davi acabou de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor dos exércitos.” (II Samuel 6:2-18)

Deus quer que amemos a Ele mais do que a nós mesmos. Este é o primeiro e grande mandamento, que nós muitas vezes não cumprimos por amarmos mais as coisas desse mundo. Davi tinha a arca, por isso ele nunca quis usurpar o lugar de Deus sobre o povo, como fez Saul.

“Então Davi voltou para abençoar a sua casa; e Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre um indivíduo qualquer. Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que teu escolheu a mim de preferência a teu pai e a toda a sua casa, estabelecendo-me por chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, sim, foi perante Senhor que dancei; e perante ele ainda hei de dançar Também ainda mais do que isso me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.” (II Samuel 6:20-22)

Mical desprezou Davi, mas ele não estava preocupado com a opinião dos outros, pois ele tinha a arca, ele era livre para adorar a Deus com todas as suas forças. Davi estava celebrando uma promessa de 17 anos, que era a presença de Deus, a Arca da Aliança. Toda vez que alguém te despreza, lembre-se de que Deus jamais te desprezará e jamais te abandonará. Nossa motivação não deve ser o reconhecimento dos outros, mas o amor de Deus.

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.” (Mateus 23:27)

Uma arca vazia, sem os princípios de Deus, é um sepulcro, um caixão. Nós levamos a arca, mas ela precisa estar cheia com os princípios e os mandamentos de Deus.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido