Ouça esta mensagem

 

Quem levará a arca?

29/08/2009


Muitas vezes na bíblia Deus pergunta quem levará a arca. Deus não impõe nada, mas chama a atenção do homem para que tome uma posição diante dEle. Deus confia em você e espera que você assuma a posição, tome a iniciativa de levar a arca. Se Ele escolheu cada um de nós para compreender esse chamado é porque Ele tem algo importante a fazer na nossa vida.

“Tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil. Depois levantou-se Davi, e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins. Puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. Foram, pois, levando-o da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro, com a arca de Deus; e Aiô ia adiante da arca. E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos. Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá estendeu a mão à arca de Deus, e pegou nela, porque os bois tropeçaram. Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali; e Uzá morreu ali junto à arca de Deus. E Davi se contristou, porque o Senhor abrira rotura em Uzá; e passou-se a chamar àquele lugar, Pérez-Uzá, até o dia de hoje. Davi, pois, teve medo do Senhor naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do Senhor? E não quis levar a arca do Senhor para a cidade de Davi; mas fê-la entrar na casa de Obede-Edom, o gitita. E ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obede-Edom, o gitita, e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa.” (II Samuel 6:1-11)

Esse texto diz que Davi temeu ao Senhor e disse: “Como virá a mim a arca do Senhor?” Muitos dizem que querem carregar a arca para que todos vejam que eles estão fazendo uma coisa importante, para sua própria vaidade. Se essa é a sua motivação, esqueça. Levar a arca de Deus é levar a presença de Deus, mas não é só isso. Veremos oito discernimentos sobre levar a arca.

“Também farão uma arca de madeira ,de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura. E cobri-la-ás de ouro puro, por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor;” (Êxodo 25:10-11)

O primeiro discernimento que precisamos ter é que a arca é feita de madeira de acácia e coberta de ouro. A árvore de acácia é tida como desprezível, desprovida de valor. Sua madeira é muito dura e difícil de trabalhar. Deus não escolheu uma madeira fácil, mas uma que aponta para a humanidade, pois a arca representa a pessoa e a humanidade de Jesus. Deus transforma os vasos de madeira em ouro e prata. Você é a arca de Deus, e precisa receber algo que não fique ofuscado e sem brilho, mas Deus vai refletir em você o brilho dEle, pois Deus te cobrirá com o Seu ouro, com a Sua presença.

“Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso. Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.” (II Timóteo 2:20-21)

Você é arca e também sacerdote, pois você leva o seu corpo, que é a arca de Deus. E como arca de Deus, em você devem estar os mandamentos, o maná e a vara que floresce.

“E fundirás para ela quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos dela; duas argolas de um lado e duas do outro. Também farás varais de madeira de acácia, que cobrirás de ouro. Meterás os varais nas argolas, aos lados da arca, para se levar por eles a arca. Os varais permanecerão nas argolas da arca; não serão tirados dela.” (Êxodo 25:12-15)

A arca é carregada pelas varas. O segundo discernimento é o significado das varas. Estas representam autoridade, não uma autoridade dada pelo homem, mas coberta de ouro, ou seja, dada por Deus. As varas não podiam ser retiradas da arca, porque a autoridade dada por Deus deve ser exercida em direção a Deus, com a direção e a presença de Deus. Exercer a autoridade fora da direção de Deus faz com que as varas percam o ouro. As varas devem ser usadas para levar a arca, mas ao mesmo tempo em que Deus dá uma autoridade, Ele cobra uma responsabilidade. Esse peso nos ombros representa uma responsabilidade com a presença de Deus. Muitos querem autoridade, mas não querem responsabilidade, eles querem retirar as varas da arca e carregá-la do jeito que quiserem. Deus coloca uma vara sobre os seus ombros, mas essa vara não pode estar separada da arca. A autoridade não pode ser exercida fora da presença de Deus.

“Davi fez para si casas na cidade de Davi; também preparou um lugar para a arca de Deus, e armou-lhe uma tenda: Então disse Davi: Ninguém deve levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os elegeu para levarem a arca de Deus, e para o servirem para sempre. Convocou, pois, Davi todo o Israel a Jerusalém, para fazer subir a arca do Senhor ao seu lugar, que lhe tinha preparado. E reuniu os filhos de Arão e os levitas. dos filhos de Coate, Uriel, o chefe, e de seus irmãos cento e vinte; dos filhos de Merári, Asaías, o chefe, e de seus irmãos duzentos e vinte; dos filhos de Gérson Joel, o chefe, e de seus irmãos cento e trinta; dos filhos de Elizafã, Semaías, o chefe, e de seus irmãos duzentos; dos filhos de Hebrom, Eliel, o chefe, e de seus irmãos oitenta; dos filhos de Uziel, Aminadabe, o chefe, e de seus irmãos cento e doze. Então chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe, e disse-lhes: Vós sois os chefes das casas paternas entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor Deus de Israel ao lugar que lhe preparei. Porquanto da primeira vez vós não a levastes, o Senhor fez uma brecha em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança: Santificaram-se, pois, os sacerdotes e os levitas para fazerem subir a arca do Senhor Deus de Israel. E os levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelos varais que nela havia, como Moisés tinha ordenado, conforme a palavra do Senhor.” (I Crônicas 15:1-15)

Estes homens exerceram autoridade de acordo com a direção de Deus, com as varas sobre os ombros, e não em carros de boi. Só os sacerdotes que estão cumprindo a direção de Deus podem levar a arca.

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (I Pedro 2:9)

“E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” (Apocalipse 5:9-10)

O Senhor te chamou das trevas para a luz e te fez sacerdote. Você foi comprado pelo sangue de Jesus para te fazer rei e sacerdote, para levar a arca do Senhor debaixo da Sua direção. Mas não basta saber que você tem que levar a arca, você deve saber de que maneira levar a arca. Uzá, Aiô e Abinadabe viram os filisteus levando a arca em carros de boi e quiseram leva-la do mesmo jeito. Mas essa não era a maneira que Deus queria que eles levassem a arca, Deus tinha uma direção específica de como levar a arca, e por isso Uzá morreu, porque ele agiu de acordo com a sua própria vontade. Uzá significa “força do homem”. A arca deve ser guiada pelo Espírito de Deus. Uzá em nenhum momento consultou o Senhor para saber a Sua direção. A arca ficou na casa de Uzá durante 20 anos, e ela se tornou um objeto cotidiano, comum. Muitas vezes a presença de Deus torna-se comum em nossas vidas, mas ela não pode ser comum, tem que ser algo especial. Não devemos transferir nossa responsabilidade para outros, não podemos colocá-la sobre carros de boi. O quarto discernimento é que Aiô estava guiando a arca do Senhor. Quem guia a nossa vida é o Espírito Santo de Deus.

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.” (Romanos 8:14)

“Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” (Gálatas 5:25)

Você como arca de Deus precisa estar sendo conduzido pelo Espírito Santo de Deus. É muito mais prático andar pela carne, mas Deus quer que andemos pelo Seu Espírito, e não pela carne. Deste modo estaremos andando como verdadeiros filhos de Deus.

“Consultaram, pois, os filhos de Israel ao Senhor (porquanto a arca do pacto de Deus estava ali naqueles dias; e Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, lhe assistia), e perguntaram: Tornaremos ainda a sair à pelejar contra os filhos de Benjamim, nosso irmão, eu desistiremos? Respondeu o Senhor: Subi, porque amanhã vo-los entregarei nas mãos.” (Juízes 20:27-28)

Agora vemos o povo consultando ao Senhor, a arca no meio deles, perguntando como eles deveriam andar. É assim que o Espírito Santo quer nos conduzir, de forma correta e ao lugar certo. A quarta revelação é essa: deixe o Espírito Santo conduzir a sua vida.

“Mas depois do segundo véu estava a tenda que se chama o santo dos santos, que tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor; na qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha brotado, e as tábuas do pacto;” (Hebreus 9:3-4)

Vemos aqui que dentro da arca tinham os mandamentos, o maná e a vara de Arão que floresceu. A tábua da aliança foi a primeira coisa a ser colocada dentro da arca. Os mandamentos de Deus devem estar no seu coração, pois você é a arca. Esse é um compromisso de fidelidade a Deus. Você tem um compromisso de fidelidade para com Deus.

“Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.” (I João 2:14)

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” (Deuteronômio 6:6-9)

Nós, como arca de Deus, precisamos levar essa palavra e dizê-la a todo tempo, a todo instante, na sua porta tem que estar cravada a palavra de Deus. Tudo que você faz deve ser direcionado pela palavra de Deus e estar debaixo do mandamento de Deus. Essa é a quinta revelação: insira a palavra de Deus na sua vida.

“Então disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e toma deles uma vara para cada casa paterna de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, doze varas; e escreve o nome de cada um sobre a sua vara. O nome de Arão escreverás sobre a vara de Levi; porque cada cabeça das casas de seus pais terá uma vara. E as porás na tenda da revelação, perante o testemunho, onde venho a vós. Então brotará a vara do homem que eu escolher; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós. Falou, pois, Moisés aos filhos de Israel, e todos os seus príncipes deram-lhe varas, cada príncipe uma, segundo as casas de seus pais, doze varas; e entre elas estava a vara de Arão. E Moisés depositou as varas perante o Senhor na tenda do testemunho. Sucedeu, pois, no dia seguinte, que Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, brotara, produzira gomos, rebentara em flores e dera amêndoas maduras. Então Moisés trouxe todas as varas de diante do Senhor a todos os filhos de Israel; e eles olharam, e tomaram cada um a sua vara. Então o Senhor disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para se guardar por sinal contra os filhos rebeldes; para que possas fazer acabar as suas murmurações contra mim, a fim de que não morram.” (Números 17:1-10)

Naquele tempo alguns estavam querendo a mesma posição de Arão, e eles levaram isso a Deus, buscando a Sua direção. A vara aqui representa o ministério, aquele que vai exercer uma função ministerial. Você tem um chamado ministerial para a sua vida. Essa vara era de amendoeira, que significa “árvore despertadora”. Deus irá trazer o despertamento ministerial para a sua vida, é tempo de produzir frutos, de ver a manifestação de Deus na sua vida. Ele vem fazer com que você produza frutos. A árvore da amendoeira produz duas flores: uma rosa e uma branca. Uma é amarga e a outra é doce, mas na amarga sente-se um gosto parecido com azeite. Deus nos faz passar por coisas amargas e coisas doces, mas mesmo nas amargas podemos sentir o azeite, a unção de Deus.

“Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino. Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles; pois eu seu contigo para te livrar, diz o Senhor. Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares. E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? Eu respondi: Vejo uma vara de amendoeira. Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.” (Jeremias 1:4-12)

Nunca diga “eu não posso”, pois Deus colocará a Sua palavra em você, e Ele vela sobre a Sua palavra para a cumprir. Ele quer fazer com que uma vara floresça dentro de você, e produza flores, produza frutos.

“A casa de Israel deu-lhe o nome de maná. Era como semente de coentro; era branco, e tinha o sabor de bolos de mel. E disse Moisés: Isto é o que o Senhor ordenou: Dele enchereis um gômer, o qual se guardará para as vossas gerações, para que elas vejam o pão que vos dei a comer no deserto, quando eu vos tirei da terra do Egito. Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, mete nele um gômer cheio de maná e põe-no diante do Senhor, a fim de que seja guardado para as vossas gerações. Como o Senhor tinha ordenado a Moisés, assim Arão o pôs diante do testemunho, para ser guardado.” (Êxodo 16:31-34)

Temos um compromisso com Deus de levar o alimento para os necessitados, nós como arca de Deus trazemos o exercício do evangelho para o qual fomos chamados, trazemos o alimento do Céu, para produzir vida naqueles que estão necessitados de Deus. O maná não pode ser guardado, ele deve ser levado aos necessitados, você tem que levar aquilo que Deus te deu para os necessitados. Você como arca é portador deste alimento, você come do maná e também leva aos outros. Qual tem sido o seu alimento? O seu alimento deve ser fazer a vontade de Deus. A sétima revelação é que Deus te chama para ser um despenseiro, aquele que distribui o que está na despensa do Senhor.

“E porás nele a arca do testemunho, e resguardaras a arca com o véu.” (Êxodo 40:3)

No tabernáculo existia um véu que separava a arca do povo, ninguém podia olhar para a arca, onde estava a presença e a manifestação de Deus. Jesus pagou o preço para rasgar o véu, e para que todos tenham acesso à arca de Deus. Nada pode te impedir de estar na presença de Deus. Por causa de Cristo, todos podem ser arca de Deus hoje. Ouça Deus falando com você através dessas revelações sobre a arca de Deus. Você é o sacerdote, sobre os seus ombros Deus apoiou a responsabilidade e a autoridade. Ele quer fazer de você a arca, para que através da sua vida Deus se revele ao mundo e revele a Sua glória.

Que Deus nos abençoe.

Carlos Alexandre Santos