Hoje meus olhos te veem

09/08/2009


“Qual é a minha força, para que eu espere? Ou qual é o meu fim, para que me porte com paciência?” (Jó 6:11)

Todos precisam de uma experiência com Deus que mude a sua vida. Hoje vivemos cansados e sobrecarregados, mas Deus pode mudar a nossa vida. Deus muitas vezes testa os nossos limites, para nos levar a sentir que precisamos dEle. Jó perdeu tudo, inclusive sua saúde. Depois disso, ele perguntou a Deus qual era a sua força e o seu fim.

“Por que se concede luz ao aflito, e vida aos amargurados de alma;” (Jó 3:20)

Jó não sabia porque ele estava sofrendo, assim como muitos hoje também não sabem. Algumas pessoas na Bíblia trouxeram respostas a essa pergunta.

“Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.” (Salmos 40:1-3)

Davi sofreu perseguição de Saul por 13 anos. Antes de ser chamado por Deus, ele vivia tranquilamente, mas depois ele teve que experimentar do cálice do Senhor.

“Depois volvi-me, e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis as lágrimas dos oprimidos, e eles não tinham consolador; do lado dos seus opressores havia poder; mas eles não tinham consolador.” (Eclesiastes 4:1)

Salomão começou a ver aflição e a experimentar amargura depois que se desviou dos caminhos do Senhor.

“Por que dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está escondido ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.” (Isaías 40:27-31)

Nossa vida precisa ser renovada, mas antes precisamos responder a pergunta de Jó: "por que nasce luz para o aflito?" Nós passamos por provações para que possamos nos conhecer melhor. Encontramos diariamente pessoas amarguradas e com perspectivas frustradas. Esperamos muito e recebemos pouco, isso traz cansaço e desânimo.

“O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência; e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça.” (Romanos 4:18-22)

Deus quer nos dar um fruto do Espírito Santo chamado longanimidade, que significa sofrer com paciência. Toda realização tem um preço. O de Abraão foi esperar até os 100 anos. O humanismo diz para você ter fé em si mesmo, mas só a fé em Deus pode te levar ao cumprimento das promessas.

“Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis, irmãos, uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta. Irmãos, tomai como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.” (Tiago 5:7-11)

A resposta para a pergunta de Jó está aqui. Até quando teremos que ser pacientes? Até a vinda do Senhor!

“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia. Ouve, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me responderas. Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos.” (Jó 42:2-5)

Quando Deus diz que vai te dar alguma coisa, primeiro Ele vai fazer uma mudança na sua vida, para depois cumprir a promessa. Muitos querem só a promessa, mas esta mudança é mais importante do que a própria promessa. O desânimo vem porque não conseguimos ver Deus em todas as fases da nossa vida, foi a paciência que fez Jó ver Deus na sua vida e suportar as provações. Jó aprendeu que Deus tinha um plano na vida dele. Ele também tem um plano na sua vida. Quando apenas ouvimos falar de Deus ficamos desanimados, mas quando nossos olhos O veem recebemos a fé para suportar as provações e temos a certeza de que Deus tem um plano na nossa vida e que Ele é fiel e poderoso para cumpri-lo.

“O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.” (Jó 42:10)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido