Arrependimento

19/07/2009


“Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre, queremos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Os ninivitas se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui quem é maior do que Jonas.” (Mateus 12:38-41)

Jonas recebeu a missão de proclamar o juízo de Deus contra Nínive, mas teve medo. João Batista e Pedro também receberam missões semelhantes. Hoje Deus está chamando um povo com esse ministério, para preparar a volta de Jesus.

“Pela segunda vez veio a palavra do Senhor a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno. Levantou-se, pois, Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma grande cidade, de três dias de jornada. E começou Jonas a entrar pela cidade, fazendo a jornada dum dia, e clamava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor.” (Jonas 3:1-5)

“Respondeu-lhes Jesus: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento.” (Lucas 5:31-32)

Muitas vezes Deus faz com que soframos perdas para nos forçar a um período de reflexão e arrependimento. Mas as perdas não são necessárias se você se arrepender de seus pecados hoje e mudar de atitudes. Muitas pessoas frequentam a igreja mas não passaram pelo arrependimento.

“Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades. Então foi encontrar-se a um dos cidadãos daquele país, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada. Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se.” (Lucas 15:11-24)

Assim como o filho pródigo, muitos se desviam por colocarem seu coração no mundo, e não nas coisas de Deus. Precisamos estar comprometidos com Deus e com a igreja, para que nosso coração não se desvie. Quando uma pessoa sai da casa de Deus é porque seu coração já estava longe dEle. A prostituição nessa passagem significa a traição contra Deus, ou seja, colocar o coração no mundo e não no Senhor. Experimente consultar a Deus antes de andar nos caminhos do seu coração. Renunciar o mundo tem um preço caro, mas é o que Deus espera de nós. O azeite não virá sem arrependimento. Quando Deus traz uma mensagem de arrependimento, não é hora de se prostrar e chorar, é hora de se levantar e mudar de atitude. Adão quando pecou não se arrependeu. Ao invés disso, ele colocou a culpa na mulher, quando o que Deus queria era que ele confessasse o seu erro e tivesse uma mudança de vida. Mas o filho pródigo teve um verdadeiro arrependimento, ele largou sua vida de pecado e voltou para a casa do pai, que o recebeu de braços abertos e perdoou os seus pecados. O pecado compromete a identidade dos filhos de Deus, arrependa-se!

“Era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado.” (Lucas 15:32)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido