Quem os impediu de continuar obedecendo a verdade?

12/07/2009


“E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes. Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chama. Um pouco de fermento leveda a massa toda. Confio de vós, no Senhor, que de outro modo não haveis de pensar; mas aquele que vos perturba, seja quem for, sofrerá a condenação. Eu, porém, irmãos, se é que prego ainda a circuncisão, por que ainda sou perseguido? Nesse caso o escândalo da cruz estaria aniquilado. Oxalá se mutilassem aqueles que vos andam inquietando. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros.” (Gálatas 5:3-15)

Existem pessoas que estão sendo impedidas de cumprir com intensidade o chamado de Deus para suas vidas, a carreira, o propósito dEle. Algumas coisas que nos impedem são:

1) Legalismo: a religiosidade pode nos afastar da graça, ela gera morte. Ir à igreja como rotina, sem paixão, sem vida, sem amor, gera morte espiritual

2) O mundo: é uma fonte de desânimo. Se ficarmos olhando para as coisas erradas que existem no mundo ficaremos desanimados e seremos impedidos de atingir o propósito de Deus. Devemos olhar para Jesus, e não para o mundo.

“Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.” (Hebreus 12:1-2)

3) Fofoca: palavras mal colocadas levedam toda a massa, pois só servem para abater e roubar o que é precioso pra Deus, e geram inquietude e mal-estar.

4) Ataques satânicos: muitas pessoas que já foram libertas por Deus continuam dando ouvidos ao inimigo, e isso gera autoacusação e autocondenação.

5) Experiências negativas: esqueça os problemas do passado. Ficar lembrando dessas coisas pode te impedir de alcançar o propósito de Deus. Elas devem servir apenas como experiências de crescimento e amadurecimento na nossa vida.

Mas como vencer esses impedimentos?

“Portanto, meus amados e saudosos irmãos, minha alegria e coroa, permanecei assim firmes no Senhor, amados.” (Filipenses 4:8)

1) Ocupe a sua mente com os pensamentos de Deus.

2) Trabalhe sempre com as possibilidades, e não com as impossibilidades. Olhe além do horizonte, além dos problemas.

3) Sempre espere de Deus um milagre. Acredite que a qualquer momento Deus pode fazer um milagre na sua vida. Ele ainda faz milagres hoje. As coisas mudam, mas a palavra de Deus não muda jamais.

4) Ame ao próximo. Quando você ajuda um irmão a vencer você também está ajudando a si mesmo. Pelo amor somos libertos, somos curados e vivemos.

O amor de Deus faz com que Ele não desista de você, ainda que você mesmo tenha desistido.

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:31-37)

Que Deus nos abençoe.

Pra. Gislaine Flórido