Alcance a promessa

05/07/2009


“Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor, com juramento, prometeu dar a vossos pais, enquanto o céu cobrir a terra. Porque, se diligentemente guardardes todos estes mandamentos que eu vos ordeno, se amardes ao Senhor vosso Deus, e andardes em todos os seus caminhos, e a ele vos apegardes, também o Senhor lançará fora de diante de vós todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; o vosso termo se estenderá do deserto ao Líbano, e do rio, o rio Eufrates, até o mar ocidental. Ninguém vos poderá resistir; o Senhor vosso Deus porá o medo e o terror de vós sobre toda a terra que pisardes, assim como vos disse. Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: A bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu hoje vos ordeno; porém a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que eu hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que nunca conhecestes. Ora, quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra a que vais para possuí-la, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal. Porventura não estão eles além do Jordão, atrás do caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na Arabá defronte de Gilgal, junto aos carvalhos de Moré? Porque estais a passar o Jordão para entrardes a possuir a terra que o Senhor vosso Deus vos dá; e a possuireis, e nela habitareis. Tende, pois, cuidado em observar todos os estatutos e os preceitos que eu hoje vos proponho.” (Deuteronômio 11:21-32)

Tudo o que Deus diz na Sua palavra tem um objetivo, Ele tem uma terra prometida para cada um de nós. Esta terra simboliza todas as promessas que Deus te deu. Quando os espias foram selecionados, era pra olharem para a terra, mas o que eles fizeram foi olhar para os gigantes. Deus só nos dá promessas com dificuldades, pois Ele quer saber se você vai olhar para a terra (promessa) ou para os gigantes (dificuldades).

“Ao fim de quarenta dias voltaram de espiar a terra. E, chegando, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Negebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas; e os cananeus habitam junto do mar, e ao longo do rio Jordão. Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos. Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos.” (Números 13:25-33)

Em tudo que Deus tem para te dar é preciso ter coragem. De todas as coisas pelas quais nos deixamos dominar nos tornamos escravos. Se não tivermos coragem para superar as dificuldades, passaremos a ser escravos delas. Calebe tomou uma atitude de fé e coragem. É essa atitude que precisamos tomar para alcançar as promessas de Deus. Infelizmente, muitos preferem o comodismo, e não alcançam a promessa. O profeta Elias também se deixou vencer, não por comodismo, mas por causa de uma ameaça de morte por parte da rainha Jezabel. Mas Deus falou com ele, e ele finalmente tomou uma atitude. Existem desertos que Deus permite que nós passemos para nos forçar a tomar atitudes para o nosso próprio crescimento. Enquanto você ficar com complexos de inferioridade e baixa auto-estima, você não conseguirá vencer os gigantes (dificuldades).

“Mas a palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres. Mas se o teu coração se desviar, e não quiseres ouvir, e fores seduzido para adorares outros deuses, e os servires, declaro-te hoje que certamente perecerás; não prolongarás os dias na terra para entrar na qual estás passando o Jordão, a fim de a possuíres.” (Deuteronômio 30:14-18)

Deus nos faz passar pelo deserto e pelo Jordão. No Jordão, precisamos deixar as coisas mortas para trás para poder seguir em frente, em direção à promessa. Deus mandou que Moisés encorajasse a Josué, para que ele pudesse conduzir o povo em seu lugar, em direção à terra prometida. Deus precisa que você se decida por ir em direção as promessas que Ele te deu. Vença os desafios na força do nosso Deus.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido