Incredulidade e dureza de coração

31/05/2009


“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.” (Tiago1:2-4)

Quando Deus começa uma obra em você, Ele faz com que você passe por necessidades, para que desenvolvamos a perseverança a fim de aumentar a nossa fé.

“Pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.” (II Pedro 1:4-10)

As pessoas hoje se desviam do evangelho porque não estão interessados em adquirir o caráter de Cristo.

“Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto? Respondeu-lhe Marta: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. Dito isto, retirou-se e foi chamar em segredo a Maria, sua irmã, e lhe disse: O Mestre está aí, e te chama. Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa, e foi ter com ele. Pois Jesus ainda não havia entrado na aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara. Então os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se apressadamente e sair, seguiram-na, pensando que ia ao sepulcro para chorar ali. Tendo, pois, Maria chegado ao lugar onde Jesus estava, e vendo-a, lançou-se-lhe aos pés e disse: Senhor, se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus, pois, quando a viu chorar, e chorarem também os judeus que com ela vinham, comoveu-se em espírito, e perturbou-se, e perguntou: Onde o puseste? Responderam-lhe: Senhor, vem e vê. Jesus chorou. Disseram então os judeus: Vede como o amava. Mas alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também que este não morreste? Jesus, pois, comovendo-se outra vez, profundamente, foi ao sepulcro; era uma gruta, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias.” (João 11:25-39)

Marta viu seu irmão morrer, Jesus não havia visto. Marta foi contra a palavra de Jesus, mas ela não sabia que quando damos ouvido à voz de Deus os milagres acontecem. Muitos hoje agem como Marta, contrariando a voz de Deus com fatos naturais, não crendo no milagre de Deus. Jesus permitiu toda aquela tribulação, e também permite hoje, para provar o nível da nossa fé. Quem quiser seguir Jesus tem que negar a si mesmo, a sua própria vontade, e acreditar e obedecer à voz de Deus. Não olhe para as circunstâncias como fez Marta.

Temos que vencer um inimigo interno, que é a incredulidade e a dureza de coração. Uma pessoa só mostra sua verdadeira fé sob pressão. Ezequiel dá a promessa de que Deus iria tirar o coração de pedra e colocar no lugar um coração de carne. Pessoas magoadas, ressentidas, impedem o milagre de Deus; isso é um coração de pedra. Quando aceitamos Jesus, passamos a ser servos dEle, oferecendo-nos para fazer a vontade dEle, e não para que Ele faça a nossa vontade. O milagre muitas vezes não acontece porque colocamos outras prioridades na frente de Deus. Quando Adão pecou, o homem passou a ser escravo da razão. Precisamos que Deus faça primeiro um milagre em nós para depois fazer através de nós.

“Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está em redor é que assim falei, para que eles creiam que tu me enviaste.” (João 11:40-42)

Um segundo aspecto é que queremos que Deus faça o milagre sem que nós façamos a nossa parte. Depois que Marta concordou com a vontade de Jesus, ainda faltava tirar a pedra. Deus sempre exige que façamos a nossa parte para realizar o milagre, para que possamos crescer em fé. Muitos ficam com medo de agir sob a palavra de Deus, mas só assim Ele fará o milagre. Deus precisa de homens e mulheres corajosos que se lancem quando receberem uma palavra de Deus, sem questionar, como fez Marta. A fé não nos deixa seguros em nós mesmos, a fé nos faz confiar em Deus e agir sob a palavra de Deus. Muitos não acreditam que são capazes de fazer o que Ele pediu, mas é Deus quem nos capacita quando nos dispomos a confiar nEle.

O povo de Deus hoje confia em dinheiro, trabalho, bens, e não em Deus. Desse jeito, Deus não realizará milagres. Por isso Deus permite que passemos por provações, para que possamos aprender a confiar menos nas coisas desse mundo e mais nEle. A nossa vida está no controle de Deus, apesar de alguns não crerem. Ele não permitirá que nada de pior te aconteça, portanto confie nEle. Milagre não combina com segurança e estabilidade, milagre combina com total dependência de Deus. Milagre combina com fé.

“E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.” (João 11:43-45)

Os perdedores se concentram nas circunstâncias, mas os vencedores se concentram naquilo que almejam. Deus faz milagres pra Ele, e não para nós. Depois que Lázaro ressuscitou, Jesus mandou que as pessoas o deixassem ir. Lázaro rompeu no ministério depois disso, ele passou a ser um seguidor e discípulo de Jesus.

“Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.” (João 11:4)

Os caminhos de Deus não são os nossos. Jesus havia dito que aquela doença não ia acabar em morte, mas quando Lázaro morreu, Marta e Maria ficaram desesperadas. Confie em Deus, pois Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do pedimos ou pensamos.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido