Promessas

24/05/2009


“Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar. Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós. Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos. Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos. Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha. E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho. Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu, e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. Então voltou Abraão aos seus moços e, levantando-se, foram juntos a Beer-Seba; e Abraão habitou em Beer-Seba.” (Gênesis 22:1-19)

Abraão, com certeza, teve medo e dúvidas sobre cumprir a ordem de Deus. Mas ele decidiu obedecer ao Senhor. Deus nos ensina nas piores circunstâncias. A melhor forma de Deus nos ensinar é com as circunstâncias, pois nada na nossa vida é em vão. Ele providencia todas as coisas no tempo certo. Deus age através das nossas ações, por isso ninguém conquista nada de braços cruzados. Você precisa agir baseado na palavra de Deus. O Senhor não queria a morte de Isaque, Ele queria apenas testar a dedicação e a fé de Abraão.

“Ora, Sara viu brincando o filho de Agar a egípcia, que esta dera à luz a Abraão. Pelo que disse a Abraão: Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não será herdeiro com meu filho, com Isaque. Pareceu isto bem duro aos olhos de Abraão, por causa de seu filho. Deus, porém, disse a Abraão: Não pareça isso duro aos teus olhos por causa do moço e por causa da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência. Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto ele é da tua linhagem.” (Gênesis 21:9-13)

Deus tinha dito que Isaque seria pai de uma grande nação, por isso ele não poderia morrer, porque as promessas de Deus não podem ser frustradas. Muitas vezes Deus nos faz uma promessa e nós nos esquecemos dela. Lembre-se de que tudo que nós precisamos já foi providenciado por Jesus na cruz. Deus não voltará atrás nas suas promessas, mesmo que leve muito tempo. Abraão teve que tomar algumas atitudes difíceis, mas nada se conquista sem esforço. Pode demorar algum tempo para que Deus realize algo em sua vida, mas não desista.

“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma. Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos. Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação” (Tiago 1:2-9)

Abraão se esforçou e levou pelo menos três dias para chegar ao lugar determinado. O que você está esperando pode levar anos, mas precisamos primeiro crer para depois ver. Não murmure nem questione as promessas de Deus, pois quem murmura afirma que Deus está errado e ele está certo.

“Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado aquele que se recomenda a si mesmo, mas sim aquele a quem o Senhor recomenda.” (II Coríntios 10:17-18)

Nós somos provados para sermos aprovados. Um homem que pega o seu filho, fruto de uma promessa que durou 25 anos, e leva para ser sacrificado, obedecendo a Deus, nos mostra que precisamos agir no natural confiando em Deus para agir no sobrenatural. A bênção do Senhor nos alcança quando renunciamos a nossa vontade para obedecer a Deus. Não sei como Deus tem se revelado a você, mas talvez você precise conhecer o Jeová Jiré ("O Senhor proverá"). Quando você coloca a promessa no altar ela é multiplicada. Deus cumprirá o que Ele prometeu.

Que Deus nos abençoe.

Alexandre Ramos