A sanguessuga e suas filhas

03/05/2009


”Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos; e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei. O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei. Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu senhor. Então o seu senhor, chamando-o á sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste; não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão.” (Mateus 18:23-35)

Aquele que contrai dívidas vira servo daquele que empresta. Por isso, devemos tomar muito cuidado com as alianças que realizamos. Pegar dinheiro emprestado é fazer aliança. O que emprestou possui poder sobre você, e isso pode prender a sua vida. Outra mensagem importante aqui é que não podemos fazer aos outros o que não queremos que aconteça conosco. Por isso, é muito importante perdoar os irmãos, porque senão também não seremos perdoados. Através do perdão, Deus pode nos curar, pois muitas vezes a cura está retida pela falta de perdão. O ressentimento impede a bênção de Deus, o que deixa algumas áreas da nossa vida estagnadas.

“A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Há três coisas que nunca se fartam; sim, quatro que nunca dizem: Basta; o Seol, a madre estéril, a terra que não se farta d'água, e o fogo que nunca diz: Basta. Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale e devorados pelos filhos da águia.“ (Provérbios 30:15-17)

Estes demônios trabalham para prender vidas através de dívidas. Quando não conseguimos pagar as prestações adquiridas, isto é endividamento e pode ser usado pelo diabo para nos prender.

“Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (I Timóteo 6:9-10)

“Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” (Hebreus 13:5)

“Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade. Quando se multiplicam os bens, multiplicam-se também os que comem; e que proveito tem o seu dono senão o de vê-los com os seus olhos? Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a saciedade do rico não o deixa dormir.” (Eclesiastes 5:10-12)

Quem ama o dinheiro cai na mão da sanguessuga e de suas filhas. Nunca se farta dele e está sempre querendo mais. Estes, porém, não possuem tranquilidade.

“A herança que no princípio é adquirida às pressas, não será abençoada no seu fim.“ (Provérbios 20:21)

“Ai daquele que adquire para a sua casa lucros criminosos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar das garras da calamidade!” (Habacuque 2:9)

“Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece.” (Provérbios 11:24)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido