Ouça esta mensagem

 

Feridas

05/04/2009


“O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias?” (I Reis 19:7-9)

Elias entrou na caverna porque teve medo de ser morto por Jezabel. Mas Jesus disse que aquele que procura salvar a sua própria vida irá perdê-la. Se você está escondido em uma caverna hoje, saia dela e ame mais a Deus do que a si mesmo.

“Ele, pois, de pé, clamava às fileiras de Israel e dizia-lhes: Por que saístes a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu, e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo e matar-me, seremos vossos servos; porem, se eu prevalecer contra ele e o matar, então sereis nossos servos, e nos servireis. (...) Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.” (I Samuel 17:8-9,16)

Quando Deus faz uma ferida, é para quebrantar-te e te trazer para perto dEle. Mas o diabo também faz feridas, porém estas são com o objetivo de te destruir. Numa guerra sempre há feridos, mas o problema é que muitas destas feridas não são curadas. Muitos têm problemas de rejeição, por exemplo, por causa de feridas não curadas. Esse é o objetivo do diabo, fazer com que as suas feridas não sejam curadas, para que você faça feridas em outras pessoas e não consiga atingir todo o seu potencial em Deus.

A área emocional precisa ser especialmente tratada, pois é lá que somos mais vulneráveis. Precisamos discernir as vozes que falam conosco, pois muitas vezes elas podem nos ferir ou despertar feridas antigas.

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa. Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Pois que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome. Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei. Com longura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação.” (Salmo 91:1-16)

“E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si. Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu. O filisteu também vinha se aproximando de Davi, tendo a: sua frente o seu escudeiro. Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto. Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e eu darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel; e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos. Quando o filisteu se levantou e veio chegando para se defrontar com Davi, este se apressou e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi. Correu, pois, Davi, pôs-se em pé sobre o filisteu e, tomando a espada dele e tirando-a da bainha, o matou, decepando-lhe com ela a cabeça. Vendo então os filisteus que o seu campeão estava morto, fugiram.” (I Samuel 17:38-51)

Assim como Golias desprezou Davi, muitas vezes o diabo usa pessoas para nos desprezar e diminuir nossa auto-estima. Golias amaldiçoou Davi, e isso também ocorre hoje. Amaldiçoar é falar mal de outra pessoa, ou falar coisas que tragam peso ou medo para a vida dela. Tudo o que o diabo fala de você não tem poder se você não acreditar. Olhe pra Jesus, e não para o que falam de você. Davi neutralizava a voz do inimigo com sua fé em Deus, ele não confiou na sua força, mas na força de Deus. Ele derrotou Golias para que as pessoas soubessem que existe Deus em Israel. As pessoas precisam saber que há Deus na sua vida.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido