Ouça esta mensagem

 

Armadilhas

22/03/2009


“Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? levantar-se-á da terra o laço, sem que tenha apanhado alguma coisa?” (Amós 3:5)

Esta palavra de Amós diz que a ave não é capturada se não houver uma armadilha preparada para ela. E essas armadilhas muitas vezes são camufladas, de modo que o pássaro não a veja. Do mesmo modo, existem várias armadilhas camufladas que muitas vezes nos fazem cair. Veremos algumas dessas armadilhas a seguir.

“Mas Mical, a outra filha de Saul, amava a Davi; sendo isto anunciado a Saul, pareceu bem aos seus olhos. E Saul disse: Eu lha darei, para que ela lhe sirva de laço, e para que a mão dos filisteus venha a ser contra ele. Pelo que Saul disse a Davi: com a outra serás hoje meu genro. Saul, pois, deu ordem aos seus servos: Falai em segredo a Davi, dizendo: Eis que o rei se agrada de ti, e todos os seus servos te querem bem; agora, pois, consente em ser genro do rei.” (I Samuel 18:20-22)

A intriga é a primeira armadilha. Saul mandou pessoas para convencerem Davi a se casar com sua filha, Mical, e em troca ele pediria que Davi matasse cem filisteus. Mas isso era uma armadilha de intriga, pois Saul pensava que assim ele morreria. Precisamos ter discernimento para sabermos o que está por trás das propostas que nos são feitas. Devemos ter cuidado com as intrigas, pois os laços estão armados nos lugares onde menos esperamos.

“O homem que lisonjeia a seu próximo arma-lhe uma rede aos passos.” (Provérbios 29:5)

A segunda armadilha é a lisonja, a adulação, a bajulação. Tome cuidado com os elogios, pois eles podem ser um laço para te levar ao orgulho. Pessoas que dizem sempre o que você gosta e quer ouvir podem ser um laço para abrir o seu coração e o deixar fragilizado nas provações.

“A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma.” (Provérbios 18:7)

“Filho meu, se ficaste por fiador do teu próximo, se te empenhaste por um estranho, estás enredado pelos teus lábios; estás preso pelas palavras da tua boca. Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu próximo; vai, humilha-te, e importuna o teu próximo; não dês sono aos teus olhos, nem adormecimento às tuas pálpebras; livra-te como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro.” (Provérbios 6:1-5)

Palavras precipitadas também são um laço. Quando dizemos coisas que não sabemos se podem ser cumpridas, quando prometemos coisas que estão fora do nosso alcance, estamos armando uma armadilha para nós mesmos. Se você caiu nessa armadilha, seja rápido em livrar-se dela.

“Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e chama ao entendimento teu amigo íntimo, para te guardarem da mulher alheia, da adúltera, que lisonjeia com as suas palavras. (...) até que uma flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço, sem saber que está armado contra a sua vida. Agora, pois, filhos, ouvi-me, e estai atentos às palavras da minha boca. Não se desvie para os seus caminhos o teu coração, e não andes perdido nas suas veredas. Porque ela a muitos tem feito cair feridos; e são muitíssimos os que por ela foram mortos. Caminho de Seol é a sua casa, o qual desce às câmaras da morte.” (Provérbios 7:4-5,23-27)

O caminho adúltero, a sensualidade é um laço poderoso. Muitas pessoas estão caindo na armadilha da sensualidade e do voyeurismo, principalmente através da internet, sendo assim levadas ao adultério e à pedofilia.

“O profeta é a sentinela de Efraim, o povo do meu Deus; contudo um laço de caçador de aves se acha em todos os seus caminhos, e inimizade na casa do seu Deus. Muito profundamente se corromperam, como nos dias de Gibeá; ele se lembrará das iniqüidades deles, e punirá os seus pecados.” (Oséias 9:8-9)

A quinta armadilha é o engano dos falsos profetas. Jesus nos disse que antes que Ele voltasse apareceriam muitos falsos profetas. Eles dizem o que nós queremos ouvir, e não o que precisamos ouvir, porque a verdade que nos liberta é aquela que não queremos ouvir.

“Na verdade, a luz do ímpio se apagará, e não resplandecerá a chama do seu fogo. A luz se escurecerá na sua tenda, e a lâmpada que está sobre ele se apagará. Os seus passos firmes se estreitarão, e o seu próprio conselho o derribará. Pois por seus próprios pés é ele lançado na rede, e pisa nos laços armados. A armadilha o apanha pelo calcanhar, e o laço o prende; a corda do mesmo está-lhe escondida na terra, e uma armadilha na vereda. Terrores o amedrontam de todos os lados, e de perto lhe perseguem os pés. O seu vigor é diminuído pela fome, e a destruição está pronta ao seu lado. São devorados os membros do seu corpo; sim, o primogênito da morte devora os seus membros. Arrancado da sua tenda, em que confiava, é levado ao rei dos terrores.” (Jó 18:5-14)

A última armadilha é a associação com os ímpios. Você não tem que parar de conviver com os ímpios, o que você não pode fazer é se associar nem fazer alianças com eles.

“Filho meu, guarda as minhas palavras, e entesoura contigo os meus mandamentos. Observa os meus mandamentos e vive; guarda a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e chama ao entendimento teu amigo íntimo, para te guardarem da mulher alheia, da adúltera, que lisonjeia com as suas palavras. Porque da janela da minha casa, por minhas grades olhando eu, vi entre os simples, divisei entre os jovens, um mancebo falto de juízo, que passava pela rua junto à esquina da mulher adúltera e que seguia o caminho da sua casa, no crepúsculo, à tarde do dia, à noite fechada e na escuridão;” (Provérbios 7:1-9)

Quais são os princípios que devemos buscar para as nossas vidas? O que vai nos livrar dos laços? Buscar a sabedoria de Deus, e não negociá-la. Precisamos buscar a sabedoria e o discernimento de Deus, precisamos enxergar as coisas com olhos espirituais.

“Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher. Ele permanecerá em prosperidade, e a sua descendência herdará a terra. O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto. Os meus olhos estão postos continuamente no Senhor, pois ele tirará do laço os meus pés.” (Salmos 25:12-15)

Precisamos cultivar o temor do Senhor, para que o nosso pé seja arrancado da rede. Temer a Deus não é ter medo dEle, é simplesmente levar Deus a sério, levar a Sua Palavra a sério.

“Um só homem dentre vós persegue a mil, pois o Senhor vosso Deus é quem peleja por vós, como já vos disse. Portanto, cuidai diligentemente de amar ao Senhor vosso Deus. Porque se de algum modo vos desviardes, e vos apegardes ao resto destas nações que ainda ficam entre vós, e com elas contrairdes matrimônio, e entrardes a elas, e elas a vós, sabei com certeza que o Senhor vosso Deus não continuará a expulsar estas nações de diante de vós; porém elas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais desta boa terra que o Senhor vosso Deus vos deu.” (Josué 23:10-13)

Precisamos ser diligentes, determinados, e cultivar um relacionamento sólido e de intimidade com Deus.

“Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel: Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, eles nos teriam tragado vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; as águas nos teriam submergido, e a torrente teria passado sobre nós; sim, as águas impetuosas teriam passado sobre nós. Bendito seja o Senhor, que não nos entregou, como presa, aos dentes deles. Escapamos, como um pássaro, do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra.” (Salmos 124:1-8)

Há um poder no nome de Jesus Cristo que pode quebrar todas as armadilhas e laços que prendem a sua vida.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Israel