Ouça esta mensagem

 

Purificaçãoe Santificação

08/03/2009


“Porque assim diz o Senhor aos homens de Judá e a Jerusalém: Lavrai o vosso terreno alqueivado, e não semeeis entre espinhos. Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitadores de Jerusalém, para que a minha indignação não venha a sair como fogo, e arda de modo que ninguém o possa apagar, por causa da maldade das vossas obras. (...) Lava o teu coração da maldade, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão em ti os teus maus pensamentos?” (Jeremias 4:3-4,14)

O livro de Jeremias mostra como Deus tratou Jerusalém e Judá, e as promessas feitas a elas são transferidas hoje para a igreja. E aqui, o profeta Jeremias está falando que o povo deve se santificar. O povo de Deus precisa discernir o tempo em que deve se purificar para o serviço a Deus. O que contamina o homem é o que vem de dentro do seu coração, são os seus pensamentos maus.

“Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” (Mateus 5:27-29)

Nossa geração é uma geração adúltera, e o meio influencia em muito o nosso comportamento. É por isso que precisamos de constante purificação, para que a nossa mente não seja cauterizada pelo pecado. Muitos não estão dando importância para o pecado da mente, e isso traz esfriamento.

“Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.” (II Coríntios 6:14-7:1)

Muitas pessoas querem viver apenas uma vida social, mas a Palavra diz que devem salgar a terra, fazer a diferença. Devemos amar as pessoas que estão no mundo, mas não podemos compactuar com os pecados delas. A santidade traz um sentimento maior da paternidade de Deus.

“Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus; ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo.” (I Tessalonicenses 4:3-8)

“Lembra-lhes estas coisas, conjurando-os diante de Deus que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam, senão para subverter os ouvintes. Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior, (...) Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso. Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra. Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” (II Timóteo 2:14-16,20-22)

Conversas vãs é quando você fica falando do que não compete a você, como as fofocas, por exemplo. Estamos vivendo em uma geração adúltera, mas o Senhor diz que aquele que se purificar destas coisas será um vaso de honra.

“Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.” (Tiago 1:20-21)

Precisamos sempre nos quebrantar, pois de outra forma iremos achar que estamos sempre certos e os outros sempre errados. A justiça do homem é como um trapo de imundície para Deus. O diabo tem usado muito a televisão para fazer com que o mundo entre no homem e o contamine. Devemos nos purificar com a Palavra de Deus. E a melhor forma de fazer isso é pregando o evangelho.

“Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo? Ora Josué, vestido de trajes sujos, estava em pé diante do anjo. Então falando este, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estes trajes sujos. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de trajes festivos. Também disse eu: Ponham-lhe sobre a cabeça uma mitra limpa. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça uma mitra limpa, e vestiram-no; e o anjo do Senhor estava ali de pé. E o anjo do Senhor protestou a Josué, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares as minhas ordenanças, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei lugar entre os que estão aqui. Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.” (Zacarias 3:2-8)

Satanás estava resistindo a Josué porque ele estava impuro. Muitas coisas hoje nos tornam imundos. Devemos orar sem cessar, estar sempre em espírito de oração. Quando estamos assim, evitamos a tentação do diabo e até mesmo alguns pecados. Deus conta com você para que o evangelho obtenha profundidade e alcance outras pessoas.

Hoje a visão de Deus está aqueles que estão buscando a santificação e a honra, ao invés da impureza, da imoralidade e da vergonha.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido