Ouça esta mensagem

 

Aquecendo o Coração - Mantendo a Chama Acesa

24/02/2009


“Faltando lenha, apaga-se o fogo; e não havendo difamador, cessa a contenda.” (Provérbios 26:20)

Sem lenha, sem combustível, o fogo se apaga. E não é diferente com o fogo do nosso coração.

“E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para servir de cemitério para os estrangeiros. Por isso tem sido chamado aquele campo, até o dia de hoje, Campo de Sangue. Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, a quem certos filhos de Israel avaliaram, e deram-nas pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor. Jesus, pois, ficou em pé diante do governador; e este lhe perguntou: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: É como dizes. Mas ao ser acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Perguntou-lhe então Pilatos: Não ouves quantas coisas testificam contra ti?” (Mateus 24:7-13)

O esfriamento está ligado a algumas causas, mas a principal, nos últimos tempos será a multiplicação da iniquidade. O fogo é uma chama quente e luz que queima, mas também pode significar provação terrível, entusiasmo, força destruidora. Para se fazer a obra de Deus é preciso ter o coração aquecido. É esta chama que nós precisamos alimentar. Mas o que pode fazê-la se apagar?

1) Distrações: As distrações nos roubam a atenção e o foco em Deus, muitas vezes paramos de fazer nossa devocional e de estar com Deus por causa delas. Dentre as distrações podemos citar: filhos, sonhos (não podem ser maiores que o seu Deus) e atividades excessivas.

2) Pecado: O pecado nos afasta de Deus e traz um rápido esfriamento. Mas pecado não são apenas aqueles que estão escritos na bíblia, pois o significado de pecado é errar o alvo. Tudo que você faz que te desvia do alvo, que é Jesus, é pecado e traz esfriamento. Uma dessas coisas é a acomodação, quando você se acomoda e para de servir a Deus e ao próximo, para de fazer sacrifícios para Ele, você se esfria. O serviço e o sacrifício são lenha. Você precisa renunciar a sua vontade e o seu conforto para manter a chama acesa.

3) Sonhos frustrados: Os desejos não realizados podem fazer murchar o amor de Deus na sua vida. Creia que o desejo de Deus vai se realizar na sua vida, não deixe que isto te afaste dEle. Experimente uma vida devocional mais forte com Ele e deixe que Deus fale com você.

4) Deixar de congregar: Estar junto do povo de Deus é lenha, o fogo dos irmãos ajuda a acender o seu fogo.

5) Feridas e marcas: Marcas como rejeição, culpa, falta de perdão podem trazer o esfriamento. Portanto, viva o amor, viva o perdão.

E o que promove o aquecimento do coração? Certamente o contrário dessas coisas, mas também podemos citar: adoração, serviço na casa de Deus, comunhão íntima com Deus e com o corpo de Cristo, santidade e fazer o que Deus te chamou para fazer.

Sem um coração aquecido não se faz a obra de Deus.

Que Deus nos abençoe.

Pra. Gislaine Flórido