Ouça esta mensagem

 

Aquecendo o Coração - Voltando para Jerusalém

23/02/2009


“Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles; mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram. Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro e, não achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar ele vivo. Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém, não o viram. Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, ele fez como quem ia para mais longe. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles. E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?  na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão.” (Lucas 24:13-35)

Os dois discípulos estavam frustrados, questionando a vinda do Messias e voltando para casa. Hoje também muitos estão murmurando e questionando. Mas devemos olhar para Jesus e não perder o foco dEle. Deus sabe quando estamos assim, Ele conhece os nossos corações. Nossa visão é limitada, mas Deus enxerga à frente.

“Apalpamos as paredes como cegos; sim, como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como no crepúsculo, e entre os vivos somos como mortos.” Isaías 59:10)

A Palavra de Deus é viva e eficaz, mas ela só tem efeito quando é colocada em prática. Aqueles discípulos estavam precisando de algo que fortalecesse a sua fé, por isso convidaram Jesus para ficar com eles, mesmo sem saber quem Ele era. Não precisamos ficar lembrando-nos do passado, o que precisamos é olhar para Jesus, que é o autor e o consumador da nossa fé. Emaús significa águas quentes, mas também significa lugar de decepção. É preciso amadurecer na fé. Deus está exigindo de você um nível de maturidade excelente.

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lucas 24:49)

Os discípulos estavam contrariando a ordem de Jesus, eles não conseguiriam nada em Emaús. Jesus mandou que eles ficassem em Jerusalém até serem revestidos de poder. Eles tinham que deixar Emaús e voltar para Jerusalém. Deus não quer os nossos questionamentos, Ele quer a nossa obediência. Que Jesus aqueça o seu coração.

“Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.” (Provérbios 27:19)

Como fazemos para sair de Emaús?

1) Falar para Jesus: “fica conosco”.

2) Ouvir com atenção.

3) Voltar para dar testemunho.

4) Levar a palavra aos necessitados.

Que Deus nos abençoe.

Alexandre Ramos