Ouça esta mensagem

 

Aquecendo o Coração - A Chama

21/02/2009


“Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei; ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor.” (Cântico dos Cânticos 8:5-6)

Quando a Bíblia fala em coração, quer dizer homem interior, razão humana, pensamento. Esta palavra também fala de fogo, labaredas. Nós precisamos alimentar o fogo do Senhor nas nossas vidas. Todo o nosso corpo tem que viver para a glória de Deus. É difícil entender isso, que o nosso corpo deve glorificar a Deus, mas é verdade.

“Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o amor, até que ele o queira. (...) Fala o meu amado e me diz: Levanta-te, amada minha, formosa minha, e vem.” (Cântico dos Cânticos 2:7,10)

O Senhor vai alcançar o seu espírito, a sua alma e o seu corpo. O amor pode estar adormecido, mas Deus nos chama a despertá-lo. Várias coisas podem fazer o amor adormecer, como pecados, problemas e preocupações. Temos que viver a intensidade do amor de Deus.

“Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, vos batizo em água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.” (Lucas 3:16)

Mas o que temos que fazer para viver esse amor? A chama de Deus começa a queimar no nosso espírito, que é a parte de nós que se comunica com Deus, onde habita o Espírito Santo. Essa é a primeira chama que deve queimar em nós. A segunda chama é o afeto profundo, quando o fogo está na alma, nas decisões humanas.

“Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho.” (Cântico dos Cânticos 1:2)

E a terceira chama é a do amor físico, quando o fogo está queimando o nosso corpo. Neste ponto, nenhuma alegria do mundo pode proporcionar mais prazer do que Deus. A carne não é só pecado, ela também pode viver para Deus e desejar as coisas de Deus.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.” (I Coríntios 6:19-20)

“Ora, Nadabe, e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário e, pondo neles fogo e sobre ele deitando incenso, ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que ele não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor, e os devorou; e morreram perante o Senhor. Disse Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Mas Arão guardou silêncio.” (Levítico 10:1-3)

Além disso, a chama tem que ser alimentada. O grande problema, porém, é que muita gente tenta oferecer fogo estranho a Deus. O fogo estranho é toda impureza que você acumula quando não está diante de Deus. Então, quando você entra na presença de Deus, a lenha que você tem para queimar é impura, Deus não a aceita.

“Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como a gravura de um selo: SANTO AO SENHOR. Pô-la-ás em um cordão azul, de maneira que esteja na mitra; bem na frente da mitra estará. E estará sobre a testa de Arão, e Arão levará a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel consagrarem em todas as suas santas ofertas; e estará continuamente na sua testa, para que eles sejam aceitos diante do Senhor.” (Êxodo 28:36-38)

Deus quer que o seu espírito, sua alma e o seu corpo estejam queimando de amor por Ele.

Que Deus nos abençoe.

Carlos Alexandre Santos