Enfrentando o medo

15/02/2009


“Depois os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: Fomos ter com teu irmão Esaú; e, em verdade, vem ele para encontrar-te, e quatrocentos homens com ele. Jacó teve muito medo e ficou aflito; dividiu em dois bandos o povo que estava com ele, bem como os rebanhos, os bois e os camelos; pois dizia: Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará. Disse mais Jacó: o Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei bem! Não sou digno da menor de todas as tuas beneficências e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; porque com o meu cajado passei este Jordão, e agora volto em dois bandos. Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque eu o temo; acaso não venha ele matar-me, e a mãe com os filhos. Pois tu mesmo disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar. Passou ali aquela noite; e do que tinha tomou um presente para seu irmão Esaú. (...) Foi, pois, o presente adiante dele; ele, porém, passou aquela noite no arraial. Naquela mesma noite levantou-se e, tomando suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos, passou o vau de Jaboque. Tomou-os, e fê-los passar o ribeiro, e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia. Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele. Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou. Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada. (...) Levantou Jacó os olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Léia, e Raquel, e as duas servas. Pôs as servas e seus filhos na frente, Léia e seus filhos atrás destes, e Raquel e José por últimos. Mas ele mesmo passou adiante deles, e inclinou-se em terra sete vezes, até chegar perto de seu irmão. Então Esaú correu-lhe ao encontro, abraçou-o, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou; e eles choraram.” (Gênesis 32:6-13,21-30, 33:1-4)

O medo é uma das áreas onde os cristãos são mais atacados pelo diabo. Segundo Morris Cerulo, 99% dos crentes sofrem de algum tipo de opressão relacionada com o medo. É aí que os cristãos acabam sendo paralisados, bloqueados pelo inimigo.
A medida de coragem e medo é estabelecida pelos pais. Deus os colocou para estabelecer os nossos limites.

Aonde Deus tem uma promessa para você é exatamente aonde o espírito de medo mais lhe resiste. Jacó temeu Esaú, mesmo tendo uma grande promessa de Deus para a sua vida. Na Bíblia, todos os homens de Deus tiveram que superar os seus medos. Isso aconteceu com Jacó no Val de Jaboque. O Val de Jaboque é o lugar da decisão na vida de cada um de nós, é aonde optamos por servir a Deus, a nos render completamente a ele.

Até então, Jacó havia passado toda a sua vida em uma fuga desenfreada. Ele fugiu de Esaú, a quem havia logrado; fugiu de Labão, seu tio; fugiu de si mesmo.

Enfim, ele teve que enfrentar a Deus no Val de Jaboque. Foi a primeira vez em que ele ficou sozinho. Jacó lutou com Deus e com o homem (ele mesmo), e prevaleceu. Teve o seu nome mudado para Israel. Daí em diante, o medo não mais o paralisou.

Foi quando ele se humilhou e se lançou ao pescoço do seu irmão e o beijou. Ele viu em Esaú o rosto de Deus. Enfim, ele viu a Deus. Ele pode, afinal, adorar a Deus. Como se pode adorar a Deus tendo medo dele? É preciso entrar a paz para sair a angústia; é preciso que entre a palavra de Deus para lançar fora o medo.

“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” (I João, 4:18-21)

Aquele que tem medo, foge de Deus, foge dos homens, foge de si mesmo. Jacó fugiu enquanto não teve um encontro real com Deus. Pela falta de amor é que as pessoas são atacadas pelo medo.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido