Ouça esta mensagem

 

Restaurando o altar do Senhor

08/02/2009


“Então Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E Elias reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado. Tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome; e com as pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez em redor do altar um rego, em que podiam caber duas medidas de semente. Então armou a lenha, e dividiu o novilho em pedaços, e o pôs sobre a lenha, e disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. De novo disse: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez. De maneira que a água corria ao redor do altar; e ele encheu de água também o rego. Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.” (I Reis 18:30-36)

Nesta época, o povo de Deus havia se corrompido de tal maneira que não sabiam mais a diferença entre Deus e os deuses.

“E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada.” (I Reis 18:21)

Deus levantou o profeta Elias para trazer o povo de volta para Ele. Elias começou restaurando o altar do Senhor, chamando assim a atenção do povo.

A igreja hoje está em decadência. A santidade é mínima, há homossexualismo, sexo fora do casamento e divórcios dentro da igreja. Nos EUA hoje 75% dos divórcios são de evangélicos. Preferimos assistir televisão a buscar a Deus. O altar de Senhor está quebrado. Deus só responderá a você se o altar dEle for restaurado.

Depois de edificar o altar, Elias colocou doze pedras nele, representando as doze tribos de Israel. Isso significa unidade. A igreja precisa de unidade para crescer. A igreja deve ser um lugar para curar as feridas, não para fazê-las. Depois, Elias fez um rego, uma vala em torno do altar. Isso significa que tudo tem que estar em volta de Deus. Ele deve ser o centro da nossa vida, o centro de todas as coisas que fazemos.

Depois disso, Elias colocou lenha sobre as rochas e despedaçou o cordeiro sobre a lenha. Jesus fez esse sacrifício. Ele morreu para nos salvar. Assim como Jesus, nossas vidas também têm que ser oferecidas a Deus. Temos vivido uma vida egoísta, apenas para nós e para nossa família. Mas não existe cristianismo sem sacrifício. Depois Elias derramou quatro cântaros de água sobre o altar, até transbordar o rego. Isso significa o enchimento do Espírito Santo. A sua vida deve transbordar no amor, na compaixão, no perdão e em todos os frutos do Espírito.

“Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.” (I Reis 18:37-38)

Por último, Elias clamou ao Senhor e Ele enviou fogo do céu e encheu o altar. Você precisa restaurar o altar do Senhor na sua vida.

Que Deus nos abençoe.

Pr. César Reis