Deus faz uma coisa nova

25/01/2009


“Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei. Assim diz o Senhor, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda; o que faz sair o carro e o cavalo, o exército e a força; eles juntamente se deitam, e jamais se levantarão; estão extintos, apagados como uma torcida. Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” (Isaías 43:15-19)

A Bíblia diz que a fé vem por ouvir a pregação do evangelho. Mas uma das atribuições do diabo é roubar a Palavra de Deus dos nossos corações. Temos que estar fundamentados na fé, na Palavra. Além disso, a nossa visão espiritual precisa ser estendida para que possamos conquistar coisas novas nas nossas vidas. Siga em frente, em direção ao alvo, que é Jesus, sem retroceder.

Quando Deus dá uma direção para seguirmos, Ele usa várias situações para ir confirmando a Sua Palavra.

“José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. Pois ele lhes disse: Ouvi, peço-vos, este sonho que tive: Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Responderam-lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras. Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim.” (Gênesis 37:5-9)

Quando Deus quer fazer uma coisa nova, Ele pode revelar isso de formas variadas. No caso de José, foi através de sonhos. Mas, se não tivermos intimidade com Deus, não perceberemos o Seu agir ou não o compreenderemos.

Não considere as coisas passadas, Deus está fazendo uma coisa nova. Se você tem um sonho, não desista dele. José foi precipitado ao contar o sonho para seus irmãos, e teve que suportar as consequências.

“Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora. Desta maneira a farás: o comprimento da arca será de trezentos côvados, a sua largura de cinqüenta e a sua altura de trinta. Farás na arca uma janela e lhe darás um côvado de altura; e a porta da arca porás no seu lado; fá-la-ás com andares, baixo, segundo e terceiro. Porque eis que eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir, de debaixo do céu, toda a carne em que há espírito de vida; tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.” (Gênesis 6:14-18)

Uma ordem pode levar um momento, um plano pode envolver uma vida. Deus deu uma ordem a Noé. Ele deu todas as instruções. Não é diferente hoje, Deus está falando a todos os momentos, basta darmos ouvidos a Ele.

“Quando Sambalate, Tobias e Gesem, o arábio, e o resto dos nossos inimigos souberam que eu já tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos numa das aldeias da planície de Ono. Eles, porém, intentavam fazer-me mal. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” (Neemias 6:1-3)

Deus colocou no coração de Neemias o sonho de restaurar os muros de Jerusalém, e logo se levantaram os seus opositores. Quando a oposição se levanta, temos que ter discernimento de espírito para discernirmos entre o bem e o mal.

“Noêmi, porém, respondeu: Voltai, minhas filhas; porque ireis comigo? Tenho eu ainda filhos no meu ventre, para que vos viessem a ser maridos? Voltai, filhas minhas; ide-vos, porque já sou velha demais para me casar. Ainda quando eu dissesse: Tenho esperança; ainda que esta noite tivesse marido e ainda viesse a ter filhos. esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, porque mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim. Então levantaram a voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela” (Rute 1:11-14)

As duas noras de Noemi a seguiram, após perderem seus maridos. Rute se apegou a Noemi, mas Orfa, depois de tanta amargura, resolveu voltar para sua terra. Rute, porém, escolheu a cura, Deus fez uma coisa nova na vida dela. Quando Deus quer realizar algo em nossas vidas, Ele coloca pessoas especiais ao nosso lado. Moabe significa terra da ausência de bênçãos e deve ficar para trás. Devemos seguir em frente, para que Deus possa fazer coisas novas.

Deus coloca sonhos no nosso coração para que possamos viver em novidade de vida.

Que Deus nos abençoe.

Alexandre Ramos