Ouça esta mensagem

 

Gerando Milagres

11/01/2009


“Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa. Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?” (Lucas 1:26-34)

Esta história é muito conhecida, mas relata um dos maiores milagres da humanidade. Maria era virgem, ter um filho era algo naturalmente impossível, mas os milagres de Deus podem ocorrer em quaisquer circunstâncias.

Nós temos muito em comum com aquelas pessoas, e assim como Deus marcou a vida de José e Maria, Ele quer marcar as nossas vidas com o nascimento de milagres, algo que seja um divisor de águas. O primeiro grande paralelo está no versículo 26. O milagre nasceu em Nazaré, uma cidade que era altamente rejeitada e excluída da sociedade daquela época.

“Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê.” (João 1:45-46)

Deus transforma as reputações, Ele restaura homens e mulheres desacreditados. Deus pode transformar você e fazer milagres nascerem em você, não importa quem você seja ou de onde venha.

O segundo paralelo está no versículo 28 do capítulo 1 de Lucas. Deus falou para Maria alegrar-se, pois ela era agraciada de Deus. Mas isso não vale apenas para ela, mas para todos nós hoje. Devemos nos alegrar, pois também somos agraciados de Deus. Ele não te escolheu à toa. Você pode até se sentir rejeitado, mas alegre-se, pois você é agraciado, e em você está o milagre de Deus.

O terceiro paralelo está no versículo 34, quando Maria questiona como teria um filho, já que ela era virgem. Não há impossíveis para o Senhor, se Ele falou, Ele fará.

Existem dois tipos de milagres. O primeiro tipo é o instantâneo, aqueles que Deus faz na hora. O outro tipo são os milagres progressivos. Neste caso, Deus fala que vai fazer um milagre em você e vai trabalhando isso em você ao longo do tempo. Nesse tipo de milagre, Deus quer trabalhar algo em você, o processo é mais importante que o milagre em si. Porém, nós geralmente não queremos isso. Queremos a realização dos milagres imediatamente, não estamos interessados em que Deus trabalhe lentamente em nossa vida. Mas não deve ser assim, pois muitas vezes Deus usa seus milagres progressivos para trabalhar algo dentro de você que para Ele é muito mais importante.

“Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirínio era governador da Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.” (Lucas 2:1-5)

Alguns dos princípios que Deus queria trabalhar eram a obediência e a humildade na vida de José e Maria. Eles deveriam voltar para Belém, mesmo Maria estando grávida do Rei dos Reis. Para que alguns milagres progressivos se cumpram, você deve obedecer e ser humilde.

“Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso. Os sírios, numa das suas investidas, haviam levado presa, da terra de Israel, uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela a sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samária! Pois este o curaria da sua lepra. (...) Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então este lhe mandou um mensageiro, a dizer-lhe: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne tornará a ti, e ficarás purificado. Naamã, porém, indignado, retirou-se, dizendo: Eis que pensava eu: Certamente ele sairá a ter comigo, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, passará a sua mão sobre o lugar, e curará o leproso. Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? não poderia eu lavar-me neles, e ficar purificado? Assim se voltou e se retirou com indignação.” (II Reis 5:1-3,9-12)

Naamã era um homem altamente respeitado, mas ele precisava ser confrontado por Deus, recebendo um milagre progressivo. O orgulho de Naamã precisava ser quebrado. Para Deus, era muito mais importante fazer uma obra no coração de Naamã do que curá-lo da lepra.

Outro princípio era que José e Maria precisavam se esforçar e ir até Belém. Os milagres progressivos de Deus precisam do nosso esforço e bom ânimo.

Ainda outro princípio é que devemos abrir o nosso coração para receber os milagres de Deus. Muitos homens fecharam seus corações e não permitiram que Jesus nascesse em suas hospedarias. Você é o hospedeiro de Deus do grande milagre da sua vida. Abra o seu coração para a promessa de Deus.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Fernando Erthal