O Natal do Senhor

21/12/2008


“Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi. (...)  Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:1-3,7-9)

Estamos vivendo dias de muita tentação. As pessoas estão sendo levadas a gastar cada vez mais. Porém, a Bíblia diz que o dinheiro não pode satisfazer. Só Deus pode satisfazer. Deus pode nos dar aquilo que precisamos. Não tudo o que queremos, mas tudo o que precisamos. Porém, isso requer intimidade com Ele. No natal, as pessoas se preocupam com tudo, menos com o nascimento de Jesus.

Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos. Deus quer que pensemos o mesmo que Ele, porque os pensamentos dEle são mais altos que os nossos. Devemos nos esforçar nesta época do ano para superar o espírito de consumismo e pensar nas coisas que são do alto.

“Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu pacto e os seus testemunhos.” (Salmos 25:10)

As pessoas estão se decepcionando com as outras porque estão colocando expectativas nas coisas erradas. No sermão profético, Jesus disse que nos últimos tempos as pessoas irão trair umas às outras. Não coloque expectativas nos homens, mas em Deus.

“E para onde eu vou vós conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:4-6)

Muitos hoje não sabem o caminho em que irão andar, estão sem direção. Qual é o caminho que você vai seguir nesse novo ano? Não siga o caminho do seu próprio coração, siga a Jesus, pois Ele é o caminho.

“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda.” (Isaías 30:21)

Deus está constantemente falando conosco, mas nós, muitas vezes, temos dificuldades de ouvi-lo.

“Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas obras. Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos. Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;” (Hebreus 3:8-13)

O coração que se endurece pára de ouvir a voz de Deus. Quando você passa por uma prova e não a supera, Deus te leva a passar por ela de novo. Por isso algumas pessoas estão sempre passando pelos mesmos problemas.

Nesta época do ano, muitas pessoas andam cansadas, e muitas vezes esse cansaço não é natural. O cansaço vem quando não crescemos espiritualmente. Para entrarmos no descanso de Deus precisamos estar fazendo a vontade de Deus, batalhando até atingir o propósito estabelecido por Deus para as nossas vidas. Quando você batalha na força do Senhor, você consegue muito mais do que quando você batalha na sua própria força.

“E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-Poderoso; justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos.” (Apocalipse 15:3)

Entregar a vida a Deus é entregar o seu caminho. Nesse novo ano, entre pela fé, confie mais na palavra de Deus do que em si mesmo. Abandone a ira e entre no descanso do Senhor. Confie no caminho do Senhor.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido