Ouça esta mensagem

 

Dores de parto

14/12/2008


“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” (Gênesis 3:16)

Esta mulher simboliza a Igreja. Simboliza também Maria, que deu à luz a Jesus. Simboliza todos que estão gerando algo para Deus. Ou seja, tudo que é gerado para Deus é feito com dores, com dificuldades.

“E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. (...)Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.” (Mateus 24:6,10)

O tempo em que Deus está gerando Jesus em nós é um tempo difícil, mas ainda é o princípio das dores.

“Quando ela estava nas dores do parto, disse-lhe a parteira: Não temas, pois ainda terás este filho. Então Raquel, ao sair-lhe a alma (porque morreu), chamou ao filho Benôni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata (esta é Bete-Leém).” (Gênesis 35:17-19)

“Jabes foi mais ilustre do que seus irmãos (sua mãe lhe pusera o nome de Jabes, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz). Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira.” (I Crônicas 4:9-10)

Jabes não pediu nada que não fosse da vontade de Deus, por isso ele foi atendido. Ele descobriu que sua mãe tinha sofrido tanto para gerá-lo porque Deus tinha um propósito para a vida dele.

“Envergonha-te, ó Sidom; porque o mar falou, a fortaleza do mar disse: Eu não tive dores de parto, nem dei à luz, nem ainda criei mancebos, nem eduquei donzelas. Quando a notícia chegar ao Egito, assim haverá dores quando se ouvirem as notícias de Tiro.” (Isaías 23:4-5)

Quem não tem dores de parto passa vergonha. Aqueles que querem o caminho mais fácil, sem dores, não fazem a vontade de Deus, pois o caminho de Deus é o mais estreito.

“Perguntai, pois, e vede, se um homem pode dar à luz. Por que, pois, vejo a cada homem com as mãos sobre os lombos como a que está de parto? Por que empalideceram todos os rostos? Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; todavia, há de ser livre dela. E será naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, que eu quebrarei o jugo de sobre o seu pescoço, e romperei as suas brochas. Nunca mais se servirão dele os estrangeiros; mas ele servirá ao Senhor, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhe levantarei.” (Jeremias 30:6-9)

Deus está gerando projetos dentro de nós. A gestação segura é no deserto, onde somos protegidos.

“Naquele dia, diz o Senhor, congregarei a que coxeava, e recolherei a que tinha sido expulsa, e a que eu afligi. (...)Portanto os entregará até o tempo em que a que está de parto tiver dado à luz; então o resto de seus irmãos voltará aos filhos de Israel. E ele permanecerá, e apascentará o povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora ele será grande até os fins da terra.” (Miquéias 4:6;5:3-4)

“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;” (Gálatas 4:19)

Este é o chamado de todos que fazem discípulos: gerar Cristo nos discípulos. Paulo sentia dores de parto.

“pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios.” (I Tessalonicenses 5:3-6)

Só quem sente dores de parto é que está vigiando, e este não será surpreendido. Jesus voltará quando muitos estiverem dormindo espiritualmente.

“E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estando grávida, gritava com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar à luz. (...)E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.” (Apocalipse 12:1-2,5-6)

Deus vai fazer você frutificar no deserto. Jesus e João Batista viveram no deserto. Os verdadeiros profetas são criados no deserto. O arrebatamento será feito em meio a dores de parto. Você está sentindo dores de parto?

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido