Esforço e Coragem

07/12/2008


“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:1-9)

Deus estava passando a liderança do povo de Moisés para Josué. Mas para isso, Josué teria que se esforçar e ter muita coragem, pois além de liderar um povo murmurador, teria que lutar para conquistar a terra. Ele só poderia obter sua força em Deus, por isso Deus falou para ele meditar de dia e de noite. Para obtermos sucesso em todas as áreas da nossa vida, precisamos meditar na palavra de Deus de dia e de noite, ter intimidade com Deus e depender dEle. O sucesso dos ímpios depende do esforço próprio, mas o nosso depende da nossa intimidade com Deus.

Deus quer acrescentar coisas novas na nossa vida. No caso de Josué, Deus queria acrescentar coragem e intimidade com Ele, mas isso dependia do posicionamento de Josué. Ele tinha que fazer uma escolha, ele teve que se levantar e passar o Jordão. Se ele não tivesse feito isso, Deus teria levantado outro, pois Deus é soberano, Ele não depende de nós, nós é que somos dependentes dEle. Quando Deus nos pede alguma coisa, temos que atender prontamente, porque senão depois pode ser tarde demais.

Deus tem nos chamado para sair do marasmo e do materialismo, e viver a vida dEle.

“Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra, e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração. Meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração o povo; mas eu perseverei em seguir ao Senhor meu Deus. Naquele dia Moisés jurou, dizendo: Certamente a terra em que pisou o teu pé te será por herança a ti e a teus filhos para sempre, porque perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus. E agora eis que o Senhor, como falou, me conservou em vida estes quarenta e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse. Então Josué abençoou a Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom em herança. Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até o dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao Senhor Deus de Israel.” (Josué 14:6-14)

Josué e Calebe não tiveram medo quando voltaram de espiar a terra. Isso é perseverar, não desistir da promessa de Deus. Neste momento, Calebe estava reinvindicando a sua herança, a promessa de Deus pra ele. Quando um homem de Deus persevera em seguir ao Senhor, suas forças são renovadas. Calebe não queimou etapas, ele não parou de seguir ao Senhor, não tirou a promessa do seu coração. Quando Deus coloca alguma coisa no nosso coração, não podemos voltar atrás nem parar. Se pararmos, teremos que ser tratados por Deus no deserto. Tome posse da sua herança.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido