Não despreze o dom de Deus

16/11/2008


“Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis.” (Romanos 11:29)

Lembre-se do que Deus já te deu e que você não desenvolveu, isso é irrevogável, você precisará desenvolver mais cedo ou mais tarde.

“Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero. Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (I Timóteo 4:14-16)

Paulo aqui adverte para que Timóteo não despreze o dom de Deus.

“Cresceram os meninos; e Esaú tornou-se perito caçador, homem do campo; mas Jacó, homem sossegado, que habitava em tendas. Isaque amava a Esaú, porque comia da sua caça; mas Rebeca amava a Jacó. Jacó havia feito um guisado, quando Esaú chegou do campo, muito cansado; e disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado. Por isso se chamou Edom. Respondeu Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Então replicou Esaú: Eis que estou a ponto e morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura? Ao que disse Jacó: Jura-me primeiro. Jurou-lhe, pois; e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.” (Gênesis 25:27-34)

Esaú desprezou sua primogenitura, por isso Deus amou Jacó e aborreceu Esaú. Assim como foi com Esaú, o medo da morte leva as pessoas a desprezar o dom de Deus. Outros fazem isso por causa de realizações pessoais.

“Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.” (Mateus 25:24-29)

Os talentos que Deus nos dá são para desenvolvermos, para multiplicarmos. Esse servo não desenvolveu o seu talento por causa do medo. Ele também desprezou o dom de Deus.

“Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho, do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre.” (II Timóteo 1:6-11)

Timóteo também estava desprezando o dom de Deus. Uma das formas de desprezarmos o dom de Deus é nos preocupar mais com as coisas materiais do que com as espirituais. Não ande pelas coisas que você está vendo e sentindo, ande na direção que Deus te deu. Ao nos preocuparmos em salvar a nossa vida, desprezamos o dom de Deus.

A falta de iniciativa, a timidez, nos impede de desenvolver o talento. Desperte, vença as resistências e o medo! Se ficarmos parados, nada vai acontecer. O diabo quer que amemos as coisas desse mundo para, sem que percebamos, desprezemos o dom de Deus.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido