Ouça esta mensagem

 

A salvação da família

09/11/2008


“Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mateus 22:36-40)

A única dependência que Deus aprova e abençoa é a dependência do amor de Deus. Este mundo está cheio de idolatria pois está cheio de dependência. O amor de quase todos irá se esfriar por causa da transgressão da lei de Deus, e toda a lei depende desses dois mandamentos. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração”. Quantas coisas querem tomar o nosso coração hoje e nos tornar dependentes? Amar significa estar junto, querer ficar junto. Pegaremos dois exemplos do que significa amar a Deus de todo o coração. Pessoas que amam a Deus são aquelas que andam com Deus, pessoas disponíveis a Deus todos os dias, dispostas a que Deus as leve onde Ele quiser. A Bíblia cita poucas pessoas que andaram com Deus. Existem muitos que tiveram poder de Deus, mas poucos que andaram com Ele.

“Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos; Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou. Matusalém viveu cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque. Viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos; e gerou filhos e filhas. Todos os dias de Matusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu. Lameque viveu cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, a quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, os quais provêm da terra que o Senhor amaldiçoou.” (Gênesis 5:22-29)

Deus tem um chamado para a família, Ele tem um chamado de geração a geração. Deus levanta gerações futuras para quebrar maldições e para consolar acerca de nossas obras e do trabalho das nossas mãos. Lameque sabia que Deus tinha andado com Enoque e que agora Ele andaria com Noé. Deus vai preparar os seus filhos para completar a obras que Ele começou na sua vida. Ele passa de geração a geração até encontrar alguém que o corresponda.

“Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. Gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé. A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra. Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora. (...) Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos. (...) Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” (Gênesis 6:5-14, 18, 22)

Nos últimos dias, Deus dará coordenadas para que as famílias sejam salvas.

“Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro; estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.” (Mateus 24:36-44)

Deus virá como nos dias de Noé, quando a maioria não estiver preparado. Mas Deus está dando direções hoje para que você construa algo para os seus filhos, para a salvação da sua família. Assim como Deus salvou toda a família de Noé. Nos últimos tempos, haverá um reavivamento da família. Deus te dará uma estratégia para a salvação da sua família, mas você tem que fazer como Noé, obedecer em tudo o que Deus mandar. Nos últimos dias, Deus irá provar o caráter dos homens, para sermos aprovados temos que amar a Deus de todo o nosso coração.

“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hebreus 11:7)

Você está preparando algo para a salvação da sua família? O propósito de Deus nos últimos tempos é preparar a salvação das famílias.

“Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; se não poupou ao mundo antigo, embora preservasse a Noé, pregador da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente;” (II Pedro 2:4-6)

Se Deus preservou Noé e sua família, porque ele era justo, Ele também pode te poupar se você for justo.

“Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Pois eles de propósito ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; pelas quais coisas pereceu o mundo de então, afogado em água; mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro 3:3-9)

O Senhor não vai retardar a promessa que Ele tem para você e sua família, mas Ele quer nos ensinar a termos paciência, pois isso será feito no tempo de Deus. O Senhor te dará projetos que resultarão na salvação de toda a sua família.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido