Ouça esta mensagem

 

Deus abre e fecha portas

26/10/2008


“Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre” (Apocalipse 3:7)

Deus tenta nos guiar abrindo portas para passarmos e fechando portas para impedir-nos de passar. Mas isso não quer dizer que essas portas permanecerão fechadas para sempre. Para andarmos pelos caminhos do Senhor precisamos conhecer a Deus. Precisamos saber quando as portas se fecham e se abrem.

“E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. Pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário. Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves! Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé? Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados. Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.” (Lucas 12:22-31)

As pessoas hoje estão mais preocupadas com seu sustento do que com a vida. Quando estamos ansiosos as portas não se abrem, elas se fecham. A ansiedade trabalha contra a fé. Lucas diz que quanto mais ansioso, menos fé uma pessoa tem.

Deus está nos convocando hoje para conhecer quem Ele realmente é. Ele quer se revelar a nós como supridor das nossas necessidades, provedor e Pai.

“Davi, pois, buscou a Deus pela criança, e observou rigoroso jejum e, recolhendo-se, passava a noite toda prostrado sobre a terra. Então os anciãos da sua casa se puseram ao lado dele para o fazerem levantar-se da terra; porém ele não quis, nem comeu com eles. Ao sétimo dia a criança morreu; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança tinha morrido; pois diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém ele não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança morreu? Poderá cometer um desatino. Davi, porém, percebeu que seus servos cochichavam entre si, e entendeu que a criança havia morrido; pelo que perguntou a seus servos: Morreu a criança? E eles responderam: Morreu. Então Davi se levantou da terra, lavou-se, ungiu-se, e mudou de vestes; e, entrando na casa do Senhor, adorou. Depois veio a sua casa, e pediu o que comer; e lho deram, e ele comeu.” (II Samuel 12:16-20)

Davi sabia que Deus podia mudar a sentença e salvar a criança, por isso ele se humilhou diante de Deus. Davi tinha intimidade com Deus, sabia que era um Deus bondoso e misericordioso, por isso ele implorou a salvação da criança. Mas, quando a criança morreu, Davi percebeu que Deus não ia mais mudar sua decisão, então ele aceitou o fato, se limpou e voltou-se para Deus. Uma porta foi fechada por Deus, e Davi entendeu que isto era o melhor pra ele.

“Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás. Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo. E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. Acrescentarei aos teus dias quinze anos; e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim, e por amor do meu servo Davi. Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos e ponde-a sobre a úlcera; e ele sarará.” (II Reis 20:1-7)

Ezequias soube buscar e clamar; e Deus mudou a sentença. Ele conseguiu tocar o coração de Deus. Se Deus mudou a sentença de Ezequias, Ele pode mudar a sua também.

“Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e não tenho o que lhe oferecer; e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te atender; digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar. Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:5-13)

Muitas vezes sabemos o que é bom para os nossos filhos, mas não sabemos o que é bom para nós. Pedimos uma coisa e esperamos outra, por causa da imagem errada que temos de Deus. E muitos pedem e não recebem, porque não sabem pedir. Temos que ir muito além de pedir, temos que buscar ao Senhor.

“Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.” (Salmos 32:6)

Muitas pessoas se acomodam na busca a Deus e não conseguem achá-lo, mas a Bíblia diz que quem busca verdadeiramente a Deus o acha. Devemos pedir, buscar e bater, insistindo em coisas da vontade de Deus, até que Ele responda. Não podemos cansar nem desanimar, pois Deus pode abrir as portas. Muitas pessoas esperam que as coisas aconteçam mas não buscam, por isso não as alcançam. Não podemos esperar que Deus faça a parte dEle e também a nossa, devemos fazer a nossa parte, que então Deus fará a dEle. Algumas portas só são abertas após muita insistência.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido