Ouça esta mensagem

 

Vencendo etapas

12/10/2008


“O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16:9)

Todos propõem os seus caminhos, mas é Deus quem dirige nossos passos. Ou seja, nossos passos devem estar alinhados com os de Deus. Mas os nossos passos muitas vezes são guiados pelos nossos sentimentos, e não pelo Espírito Santo.

“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.” (Provérbios 14:12)

O homem que se submete a Deus, pedindo para que Deus o guie é sensato. Mas não devemos esperar em Deus parados, devemos buscar os caminhos do Senhor.

“Quando o Senhor estava para tomar Elias ao céu num redemoinho, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me envia a Betel. Eliseu, porém disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim desceram a Betel.” (II Reis 2:1-2)

Gilgal é o lugar de tomar decisões, onde se ultrapassam etapas da vida. Depois que ele tomou sua decisão, foi até Betel, que significa Casa de Deus. Betel é o lugar onde se tem comunhão com Deus e onde se fazem amizades santas e saudáveis. Olhe para os seus relacionamentos, todos são saudáveis? O relacionamento entre Elias e Eliseu era saudável porque Deus estava no meio, o propósito era o crescimento espiritual.

“Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Sim, eu o sei; calai-vos. E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me envia a Jericó. Ele, porém, disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim vieram a Jericó.” (II Reis 2:3-4)

Chega um momento na vida de todo cristão onde ele tem que ir para Jericó. Jericó é um lugar de batalha, de conquistas e perdas. Muitos não querem ir a Jericó para não perderem sua estabilidade, sua segurança. Mas quando saímos de Betel e vamos para Jericó a nossa vida muda, pois precisamos enfrentar inimigos que nunca enfrentamos antes. Mas isso é essencial para o crescimento espiritual, pois aí precisamos depender totalmente de Deus. Quem fica parado em Betel e não vai para Jericó acaba ficando religioso, pois não recebe as novidades de Deus, fica sempre no vinho velho, quando a Bíblia diz que o vinho novo é melhor.

“E Elias lhe disse: Fica-te aqui, porque o senhor me envia ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinqüenta homens dentre os filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe; e eles dois pararam junto ao Jordão.” (II Reis 2:6-7)

No Jordão, ocorre a morte do "eu" e nasce o ministério. Muitos ficam parados em frente ao Jordão, e não conseguem atravessá-lo. É preciso aceitar perdas para atravessar o Jordão, pois este é um lugar de morte, deve-se abrir o coração para Deus tratar. Lá também é o lugar da unção de Deus.

Eliseu passou por todas as etapas do discipulado. Quando Deus chamar você para fazer algo, vá até o fim.

“Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim. Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja. Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho.” (Marcos 10:46-52)

Jericó é um lugar de libertação, de vitórias e milagres, mas é preciso ter coragem e ousadia.

“Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo.” (Lucas 10:30-37)

Este homem queimou etapas, ele queria ir direto de Jerusalém para Jericó. Muitos cristãos são feridos por queimarem etapas. Deus hoje quer misericórdia, e não juízo, a hospedaria é Betel, a Casa de Deus. Se você está na hospedaria, Deus vai cuidar de você. Que você possa permitir que Deus guie seus passos, sem queimar etapas, para alcançar a vitória.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido