Tempo de restauração

03/08/2008


“Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos; e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos. Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vos estenderei pele, e porei em vós o fôlego da vida, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor. Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego. Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu vos abrirei as vossas sepulturas, sim, das vossas sepulturas vos farei sair, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E quando eu vos abrir as sepulturas, e delas vos fizer sair, ó povo meu, sabereis que eu sou o Senhor. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, o falei e o cumpri, diz o Senhor.” (Ezequiel 37:1-14)

Jesus diz que o amor irá se esfriar, e isto já está acontecendo. Em Jeremias vemos que a violência aumentou porque o povo não conhecia mais a palavra de Deus, e o mesmo está acontecendo hoje. O povo perece por falta de conhecimento de Deus. O vale dos ossos secos é uma visão do final dos tempos, que está acontecendo hoje. As pessoas hoje estão se esfriando, ou se mantendo mornas por ciclos constantes de aquecimento e esfriamento.

Mas Deus pode nos restaurar, assim como Ele fez com os ossos secos.

A primeira coisa que Deus fez com os ossos secos foi fazer nascerem carne e nervos, que significa que Deus restaura as forças do que está cansado. Depois, fez nascer a pele, que significa cobrir com vestes de santidade todo o pecado e a vergonha. Porém, mais importante do que essas coisas é o enchimento com o Espírito, para que haja o avivamento.

“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;” (Mateus 6:12)

A falta de perdão traz o esfriamento. À medida que você perdoa é a mesma medida que você experimenta a graça de Deus. O perdão é uma via de mão dupla. O exercício do perdão leva você a aceitar o outro como ele é.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido