Ouça esta mensagem

 

Libertos da maldição da língua

20/07/2008


“Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz.” (Tiago 3:7-18)

Nenhum homem é capaz de dominar sua língua. Somente com o Espírito Santo em nossa vida é que podemos controlá-la. Um dos frutos do Espírito é o domínio próprio. Com Ele, podemos usar nossa língua para abençoar, e não amaldiçoar.

“Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, para que não te esqueças das coisas que os teus olhos viram, e que elas não se apaguem do teu coração todos os dias da tua vida; porém as contarás a teus filhos, e aos filhos de teus filhos; o dia em que estiveste perante o Senhor teu Deus em Horebe, quando o Senhor me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos. (...) Então ele vos anunciou o seu pacto, o qual vos ordenou que observásseis, isto é, os dez mandamentos; e os escreveu em duas tábuas de pedra. (...) Mas o Senhor vos tomou, e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, a fim de lhe serdes um povo hereditário, como hoje o sois. O Senhor se indignou contra mim por vossa causa, e jurou que eu não passaria o Jordão, e que não entraria na boa terra que o Senhor vosso Deus vos dá por herança; (...) Guardai-vos de que vos esqueçais do pacto do Senhor vosso Deus, que ele fez convosco, e não façais para vós nenhuma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu. (...) Mas de lá buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.” (Deuteronômio 4:9-10,13,20-21,23,29)

Devemos receber de Deus e ensinar aos nossos filhos para que o avivamento continue, para que o poder de Deus não cesse.

Para que o poder de Deus se mantenha em nós, precisamos praticar a palavra de Deus. Muitas vezes colocamos outras coisas na frente de Deus (isto é idolatria) e não vivemos uma vida com Deus.

Deus nos resgatou da perdição deste mundo, devemos estar sempre alegres por isso, mesmo quando passarmos por lutas e tribulações. Não deixe de buscar a Deus de todo o seu coração, pois só assim Ele se manifestará.

“Então Moisés separou três cidades além do Jordão, para o nascente, para que se refugiasse ali o homicida que involuntariamente tivesse matado o seu próximo a quem dantes não tivesse ódio algum; para que, refugiando-se numa destas cidades, vivesse: a Bezer, no deserto, no planalto, para os rubenitas; a Ramote, em Gileade, para os paditas; e a Golã, em Basã, para os manassitas.” (Deuteronômio 4:41-43)

A língua tem um veneno mortífero. Como estes homens que iam para as cidades de refúgio, estamos matando outros com a nossa língua. Mas Deus nos dá a chance de nos arrependermos e renunciarmos a esse pecado, sendo cheios do Espírito Santo. Quando alguém ia para uma cidade de refúgio, só podia sair perdoado após a morte do sumo-sacerdote. Mas o nosso sumo-sacerdote, Jesus Cristo, já morreu levando os nossos pecados, por isso somos libertos.

Que Deus nos abençoe.

Geneir Rocha de Oliveira