Ouça esta mensagem

 

Deserto

15/06/2008


“Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.” (Oséias 2:14)

Existe um lugar ao qual ninguém quer ir: o deserto. Algumas pessoas não conseguem ouvir a voz de Deus no deserto porque não querem negar a sua própria vontade. Muitas pessoas morreram no deserto por não quererem se quebrantar.

“E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem. Não se envelheceram as tuas vestes sobre ti, nem se inchou o teu pé, nestes quarenta anos. Saberás, pois, no teu coração que, como um homem corrige a seu filho, assim te corrige o Senhor teu Deus. E guardarás os mandamentos de Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para o temeres. Porque o Senhor teu Deus te está introduzindo numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes e de nascentes, que brotam nos vales e nos outeiros; terra de trigo e cevada; de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e de mel; terra em que comerás o pão sem escassez, e onde não te faltará coisa alguma; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes poderás cavar o cobre.” (Deuteronômio 8:2-9)

Você pode permitir que Deus te guie pelo deserto ou não. O deserto é o lugar onde se aprende a depender de Deus. É lá que devemos armazenar fé e coragem.

O diabo levanta as pessoas e depois as abate. Deus, ao contrário, nos humilha e nos prova primeiro, para depois nos levar à promessa.

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” (Isaías 43:18-19)

“Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Lembro-me, a favor de ti, da devoção da tua mocidade, do amor dos teus desposórios, de como me seguiste no deserto, numa terra não semeada. Então Israel era santo para o Senhor, primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor. Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel; assim diz o Senhor: Que injustiça acharam em mim vossos pais, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos? Eles não perguntaram: Onde está o Senhor, que nos fez subir da terra do Egito? que nos enviou através do deserto, por uma terra de charnecas e de covas, por uma terra de sequidão e densas trevas, por uma terra em que ninguém transitava, nem morava? E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes o seu fruto e o seu bem; mas quando nela entrastes, contaminastes a minha terra, e da minha herança fizestes uma abominação. (...) Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. (...) Porventura não trouxeste isso sobre ti mesmo, deixando o Senhor teu Deus no tempo em que ele te guiava pelo caminho? Agora, pois, que te importa a ti o caminho do Egito, para beberes as águas do Nilo? e que te importa a ti o caminho da Assíria, para beberes as águas do Eufrates? A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos. Já há muito quebraste o teu jugo, e rompeste as tuas ataduras, e disseste: Não servirei: Pois em todo outeiro alto e debaixo de toda árvore frondosa te deitaste, fazendo-te prostituta.” (Jeremias 2:1-7,13,17-20)

O deserto também é o lugar de andar com Deus, de ter prazer em Deus. Cavar cisternas rotas significa ter satisfação em outras coisas que não o Senhor. Deus quer que Ele seja o maior prazer da sua vida. Deserto é lugar de aprender a ter prazer em Deus. Ele é digno de estar em primeiro lugar na sua vida.

“Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer.” (Marcos 6:31)

Deserto também é lugar de descanso. Logo depois de Jesus dizer isso, ocorreu a multiplicação dos pães e peixes. Quem tem uma vida cheia de tribulação não está pronto para receber o milagre de Deus.

Deserto não é um lugar de morte, todos os profetas foram gerados lá. No deserto, Deus vai te ensinar a ser totalmente dependente dEle.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio