Ouça esta mensagem

 

Vença o medo

11/05/2008

Texto Base: II Timóteo 1:6-7


Existem muitos cristãos hoje que estão presos pelo espírito de medo.

“Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (II Timóteo 1:6-7)

Algumas pessoas buscam muito o poder de Deus, mas precisam buscar também a moderação. O diabo dá o espírito de medo às pessoas, mas devemos buscar de Deus o espírito de amor, que lança fora todo o medo.

Examine-se e veja se você possui algum desses medos:
1) Medo de renda insuficiente.
2) Medo de perder casa, terreno, bens ou emprego.
3) Medo da pobreza.
4) Medo de não conseguir sustentar a família.

Satanás tenta imobilizar-nos pelo medo até que não tenhamos mais coragem nem para olhar para Deus. Devemos meditar na palavra de Deus de dia e de noite, para vencermos esse medo. Quando você cede ao medo, fica preso a ele, e afastado de Deus.

“Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão.” (Hebreus 2:14-15)

Todos os medos que sentimos têm origem no primeiro medo, o medo da morte.

“No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. Nós amamos, porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão.” (I João 4:18-21)

Quando você está cheio de amor, você não tem medo de nada, mas quando tem medo, você fica atormentado, encurralado. A ira e o ódio dão lugar ao diabo.

Faça uma análise agora: quem você ama, além da sua família? Com quem você tem tido atitudes de amor? Muitas pessoas estão se esfriando hoje por falta de amor. Aquele que ama a Deus, cuide de seu irmão.

“Porque, se diligentemente guardardes todos estes mandamentos que eu vos ordeno, se amardes ao Senhor vosso Deus, e andardes em todos os seus caminhos, e a ele vos apegardes, também o Senhor lançará fora de diante de vós todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; o vosso termo se estenderá do deserto ao Líbano, e do rio, o rio Eufrates, até o mar ocidental. Ninguém vos poderá resistir; o Senhor vosso Deus porá o medo e o terror de vós sobre toda a terra que pisardes, assim como vos disse.” (Deuteronômio 11:22-25)

Ou você tem medo do diabo, ou ele tem medo de você.

“Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.” (Mateus 25:24-29)

O medo distorce a imagem de Deus, e leva-nos a acreditar que tudo de ruim que nos acontece é culpa de Deus. O medo leva as pessoas a enterrar o seu talento, faz com que a pessoa não consiga servir a Deus.

“Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.” (Apocalipse 21:7-8)

“Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa” (Tiago 1:6-7)

O medo leva-nos à dúvida, e quem duvida não consegue nada de Deus. Isto leva-nos à incredulidade.

Não tenha medo, confie em Deus.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio