Ouça esta mensagem

 

Buscai o azeite

04/05/2008

Texto Base: Mateus 24:36-44


“Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro; estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.” (Mateus 24:36-44)

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço. Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.” (Mateus 25:1-13)

Nos últimos tempos, o amor de quase todos se esfriará, ou seja, quase todos estarão dormindo, como as cinco virgens imprudentes.

Também existirão muitos pastores mercenários, vendendo azeite. Azeite (a presença do Espírito Santo) não se vende.
O momento que estamos vivendo hoje não é bom, estamos vivendo os últimos dias, precisamos buscar a Deus mais do que antes.

“Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.” (Efésios 5:14-18)

Devemos buscar diariamente o azeite, que é a presença de Deus.

“Sim, tu acendes a minha candeia; o Senhor meu Deus alumia as minhas trevas.” (Salmos 18:28)

Uma maneira de buscar azeite é louvar a Deus. Quando você está cheio de Deus, Ele transforma suas trevas em luz.

“O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do coração.” (Provérbios 20:27)

O espírito do homem (a lâmpada) se apaga quando falta a presença de Deus (o azeite), ele pára de dar os frutos do espírito e volta a praticar as obras da carne.

“Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.” (Provérbios 31:18)

Busque a presença de Deus todos os dias, para que você não seja pego de surpresa.

“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva: porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite; mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo,” (I Tessalonicenses 5:1-9)

Quando você ouve a palavra de Deus e a põe em prática, vêm azeite sobre a sua vida.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio